Para os tr锚s primeiros 谩lbuns do compositor norte-americano Gary Barlow (1983), "The Day the World Never Was" (1993) e "No 馃崌 Time Heard" (1995), houve grandes mudan莽as musicais durante a produ莽茫o dessas can莽玫es, mas as obras, que tinham suas ra铆zes estabelecidas 馃崌 na m煤sica cl谩ssica do compositor nos Estados Unidos, eram escritas apenas durante os anos 60 e 70, e n茫o apresentam 馃崌 a progress茫o harm么nica utilizada na produ莽茫o dos 谩lbuns que precederam ela (e que, 脿 medida que essas can莽玫es surgiram, se 馃崌 tornaram um grande sucesso), em

grande parte por causa da site de aposta 10 reais est茅tica "hipn贸tica".

Barlow chegou a defender a vis茫o cultural do 谩lbum 馃崌 ao analisar as grava莽玫es de seus mais importantes trabalhos e de suas composi莽玫es.

Em 1985, Barlow escreveu um artigo para a 馃崌 "The Atlantic" intitulado "Why Not Somebody Can't Cry for Someone?" (A Nova Era), um trabalho onde foi descrito como as 馃崌 letras da m煤sica de Beethoven tinham "um pouco menos do efeito de 'eu vou ter uma can莽茫o'", com os seus 馃崌 principais temas.

Em 1987, ele incluiu novamente as can莽玫es de Beethoven sobre "um pequeno tema", mas n茫o obteve como o disco 馃崌 havia