Vidas Opostas é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela RecordTV entre 21 de novembro de 2006 e 27 de 7️⃣ agosto de 2007 em 240 capítulos, substituindo Cidadão Brasileiro e sendo substituída por Caminhos do Coração.

Foi a 7ª novela exibida 7️⃣ pela emissora desde a retomada da dramaturgia em 2004.

Foi escrita por Marcílio Moraes com a colaboração de Antônio Carlos de 7️⃣ Fontoura, Joaquim Assis, Luiz Carlos Maciel, Melissa Cabral e Paula Richard, sob direção de Edgard Miranda e Vicente Barcellos e 7️⃣ direção geral de Alexandre Avancini.

Vidas Opostas foi elogiada pela imprensa especializada pela crítica sócio-econômica proposta por Marcílio ao descaso do 7️⃣ Estado com os moradores das comunidades e à influência das milicias neste locais, além de ser creditada como a primeira 7️⃣ telenovela a abordar a realidade das favelas sem esconder ou suavizar o crime e o tráfico.

[1] Se tornou a novela 7️⃣ da RecordTV com mais indicações à prêmios, entre eles Prêmio Extra, Prêmio Contigo!, Prêmio Quem, Troféu APCA, Prêmio Arte Qualidade 7️⃣ Brasil e Troféu Imprensa – no qual foi a primeira fora da Rede Globo a vencer como melhor novela desde 7️⃣ Éramos Seis (1994).[2]