A empresa SuperData fez um levantamento para descobrir quais são os jogos online gratuitos - ou parcialmente gratuitos - que 9️⃣ mais faturaram em 2013 e graças a ele podemos ter uma boa ideia de alguns caminhos que a indústria 9️⃣ poderá seguirá nos próximos meses.

Sem dúvida, o que mais chama a atenção é o título localizado na primeira colocação, o 9️⃣ CrossFire. Muito popular em alguns países asiáticos, especialmente na Coréia do Sul, o jogo conseguiu arrecadar US$ 957 milhões, 9️⃣ um resultado que deve ter sido muito comemorado pela sua desenvolvedora a SmileGate.

Quem também deve estar rindo à toa são 9️⃣ os chineses da Tencent, que além de publicarem o FPS, também são responsáveis pelo segundo colocado, o tão aclamado League 9️⃣ of Legends. O MOBA da Riot Games arrecadou US$ 624 milhões durante o período, sendo seguido pelo Dungeon Fighter Online, 9️⃣ da Nexon.

Como pode ser visto na lista abaixo, a maior parte dos jogos não pertencem às tradicionais empresas ocidentais, quase 9️⃣ sempre tendo sido lançados sem muito alarde (ao menos por aqui) e sendo muito mais populares nos países do outro 9️⃣ lado do mundo, o que pode servir de indicativo para o estilo de jogo que esses consumidores preferem e que 9️⃣ um enorme investimento não é a menor garantia de que o lucro será alto.

Um belo exemplo disso pode ser visto 9️⃣ no Star Wars: The Old Republic, jogo que pode ser considerado o grande perdedor da lista, pois mesmo tendo custado 9️⃣ uma enorme fortuna para ser criado, lucrou o mesmo que o Team Fortresse 2 e muito menos do que títulos 9️⃣ como o Maplestory ou até mesmo o velhinho Lineage.