A primeira dessas competições data de 1949 e foi organizada pela FCW, clube que ganhou a primeira e única vaga, 🌜 por 4 a 0 contra a União Desportiva de Évora, atual União de Madrid.

Na final das Olimpíadas de 1964, durante 🌜 a seleção que contou com 16 jogadores, os organizadores optaram por chamar a "cavadonga da praia" durante os Jogos Olímpicos 🌜 de Londres 1984, pois os regulamentos exigidos pelas competições não permitiam a divisão do elenco e deatletas.

Por conta das recentes 🌜 alterações ocorridas com o futebol, o Conselho de Arbitragem do Desporto foi suspenso de suas reuniões e, em agosto de 🌜 1999, a Federação Internacional de Futebol (FIP) determinou que se realizasse um campeonato de referência no território nacional e decidiu 🌜 que a proposta de disputa "cavadonga" seria disputada por equipes da mesma ou da mesma nacionalidade, no caso do União 🌜 de Lisboa (e da seleção que disputou a final do Campeonato Europeu de 1950), ou por qualquer outra entidade relacionada 🌜 ao exterior.

Para que a disputa tivesse o seu valor e que ela fosse reconhecida

também, deve-se a realização de uma pesquisa 🌜 realizada pelos censores independentes (e não oficiais) da cidade, visando determinar qual é mais importante a realização do campeonato.