Em 2002, uma lei da Associação Metropolitana de Esportes de Catanduva foi assinada como resolução de interesse do Conselho Estadual ⚽️ regulamentador independente da área, com a finalidade de promover o esporte em nível estadual em nível estadual.

Em seu texto, o ⚽️ governador José Carlos Teixeira alegou que as competições de hipismo não são permitidas, por um fato de slots novo vez não ⚽️ existirem mais no Estado, porém seu estado não está listado na lista de

federações estaduais de hipismo, porém a Associação Metropolitana ⚽️ de Esportes de Catanduva reconhece suas competições como "regiões esportivas de demonstração nacional de qualidade".

Em 2003, a Comissão Executiva da ⚽️ Associação Metropolitana de Esportes de Catanduva aprovou uma portaria que permitia a realização da prova de hipismo nos bairros Jabaquara, ⚽️ Bela Vista, Parati, São Vicente e Santo André.

Em 2006, uma lei da Federação Mineira de Hipismo, sancionada por João Batista ⚽️ Figueiredo Ferraz, é assinada como resolução nº 11.628/2006.