O presente trabalho tem como objetivo investigar qual perspectiva de esporte escolar os professores de Educação Física de duas escolas 🌛 públicas de Ensino Fundamental da cidade de Jequié-BA elegem para referendar suas aulas.

Para fundamentar a construção da pesquisa, optou-se por 🌛 análise documental e estudo descritivo com abordagem qualitativa; a amostra foi constituída por quatro professores de duas Escolas Públicas Estaduais 🌛 de Ensino Fundamental.

Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e observação simples.

Foi possível observar que 🌛 existe um equilíbrio quanto ao uso das perspectivas de esporte, pois se constatou que os professores entrevistados utilizam tanto o 🌛 Esporte "na" escola como o Esporte "da" escola para referendarem as suas aulas.

Portanto, o esporte é, sim, um importante componente 🌛 a ser trabalhado no âmbito escolar, mas é preciso ter atenção com o paradigma de esporte escolhido, já que o 🌛 mesmo pode servir para justificar um modelo social excludente e atroz ou possibilitar uma leitura ampliada da realidade servindo de 🌛 base para uma mudança de postura frente aos desafios sociais.