A era dos jogos online na PlayStation 2 (PS2) atingiu o seu pico com o lançamento do Network Adapter em 💷 2001. Neste momento, a Sony possibilitou aos jogadores utilizarem a comunicação por voz pela primeira vez num pconsole de 💷 jogos. No entanto, a Microsoft teve a iniciativa e lançou o Xbox Live em 2002, tornando-o um serviço pioneiro 💷 em jogos online. Embora o serviço da Microsoft apenas tivesse suporte nos seus próprios jogos, enquanto a Sony permitisse 💷 aos jogos de terceiros o acesso à sua rede.

Apesar do encerramento dos servidores oficiais da rede PS2, os jogadores ainda 💷 podem aproveitar a experiência dos jogos online graças a ferramentas como o XBSlink, SVDL e o XLink Kai. Ao simular 💷 uma LAN (rede de área local) mundial, estas ferramentas permitem que os jogos continuem a funcionar online de maneira não 💷 oficial após o encerramento dos serviços por parte das empresas.

Quando se pensa em jogos clássicos online, pensamos em

SOCOM

(Confrontation Series),