No cenário do futebol brasileiro, existem confrontos clássicos que transcendem as raízes esportivas e mergulham nas paixões de seu público. 👄 O confronto entre Atlético Mineiro e Cruzeiro é, sem dúvida, um dos mais importantes dentre eles. Conhecida como o "Clássico 👄 Mineiro", apresentamos neste artigo uma releitura da saga desta apaixonante rivalidade que divide Belo Horizonte, capital do Estado de Minas 👄 Gerais.

Histórico do Clássico Mineiro

Fundada em 1908, a história do Clube Atlético Mineiro já está intrinsecamente associada à fundação da própria 👄 Federação Mineira de Futebol. No entanto, a raiz da maior rivalidade clubística de Minas Gerais apareceu anos mais tarde.

O Atlético 👄 Mineiro estava consolidado como potência no cenário estadual a partir da década de 1930 ao ponto de tornar-se no time 👄 a ser batido. Na disputa do Campeonato Mineiro, surgiu a necessidade de uma equipe forte o bastante pra reter o 👄 título de mais tradicional do Estado. A Família Garcia decidiu fundar o Sport Club America em 1912, mas fracassaram na 👄 empreitada. Em 1921 o ídolo Palestra Itália acolhe jovens da comunidade italiana que querem associa-la ao futebol mineiro.

Foi neste contexto 👄 que emanou à Sociedade Esportiva Palestra Itália (atual Cruzeiro Esporte Clube), que juntando forças aos times de Real Club, Yale 👄 Athletic Club, São Bento e América passou a arregimentar militantes favoráveis a melhora do futebol no Estado.