casa de apostas wins | Apostas em futebol:
Mantenha-se informado com noticias e
analises precisas:bitcoza casino

Autor: symphonyinn.com Palavras-chave: casa de apostas wins

Resumo:

casa de apostas wins : Bem-vindo ao mundo das apostas em symphonyinn.com! Inscreva-
se agora e ganhe um bonus emocionante para comecar a ganhar!

hrestha, COO, Casa de apostas de produtos de jogos da industria, casino online, URL de

posta desportiva betonline.ag BetOnline — Wikipédia pt.wikipedia : wiki. Betonline

vers usa uma moeda virtual chamada Créditos virtuais ou VC. Os jogadores podem comprar

D ou ganha-lo

Até 1.000 em casa de apostas wins VC. BetRivers Sweepstake e Social Casino Review 2024 -

Indice:
1. casa de apostas wins | Apostas em futebol: Mantenha-se informado com noticias e analises
precisas:bitcoza casino
2. casa de apostas wins :casa de apostas winx
3. casa de apostas wins :casa de apostas winx é confiavel

conteudo:

1. casa de apostas wins | Apostas em futebol: Mantenha-se
informado com noticias e analises precisas:bitcoza casino

ou muito do Euro 2024 da Alemanha quartos-de final contra a Espanha, parecia uma reescrita
moderna de casa de apostas wins Copa Mundial 2006 quartas -final frente Argentina. Em
ambos 0s jogos tecnicamente mais realizado espanhol falantes assumiu lideranga cerca cinco
minutos apOs o intervalo tempo antes que as Teuton gordinha ch&o seu caminho para tras e
aproveitando algumas substituicdes discutiveis empatando nos ultimos 10 min com um
cruzamento esquerda foi dirigido ao goleiro...

Uma vitéria alema sobre as penalidades parecia inevitavel, a Unica questdo era se Manuel Neuer
consultaria ostensivamente notas rabiscadas no papel de nota do hotel e secretava casa de
apostas wins casa de apostas wins meia antes que cada chute como Jen’ tinha 18 anos atras.
E entdo, aos 119 minutos Mikel Merino liderou um vencedor. Neuer assistiu a passar por ele com
uma expresséao de perplexidade e néo era suposto ser assim! Isso nunca aconteceu ao Lehmann
onde estava 0 pouco casa de apostas wins que chegou para se tornar her6i? Aos poucos
surgiu-lhe essa realizacdo - Nao apenas no Neuer mas também na multiddo do estadio: Em
Stuttgart ou toda Alemanha 2006 isso foi feito sem sucesso;

Antagonizacdo de Lopez Obrador coloca casa de apostas
wins risco as relagcdes do México com outros paises da
América Latina

Expulsdo de embaixadores mexicanos



Véarios embaixadores mexicanos foram expulsos de paises na regiao, conforme relatado por
L6épez Obrador, devido as suas criticas aos governos conservadores da América Latina.

Peru e Bolivia retiraram anteriormente seus embaixadores casa de apostas wins disputas
semelhantes.

Rhetdrico de esquerda e problemas com politica externa

O discurso de Lépez Obrador soa como retdrica de esquerda dos anos 60 a inicio dos 80, mas
ele ndo se adaptou as recentes e rapidas oscilagbes da América Latina entre esquerda e direita.

Arturo Sarukhan, ex-embaixador do México nos EUA, descreve isso como "sonhos nostalgicos
do presidente sobre a politica externa mexicana" e uma "politica exterior tipica do PRI, utilizando
a América Latina como uma bengala contra os EUA".

Protecéo a ex-oficial do governo de Correa

A situagdo é complicada pelo fato de que as coisas ndo tém corrido muito bem para Lépez
Obrador na Ameérica Latina.

O México concedeu asilo a um ex-oficial do governo de Correa casa de apostas wins 2024, o
que levou ao medo de que o Equador invadisse a embaixada mexicana no pais para prendé-lo.

Negacédo casa de apostas wins confrontar cartéis mexicanos

Lépez Obrador tem uma politica de ndo confrontar diretamente os cartéis mexicanos, que estado
envolvidos casa de apostas wins gangues responsaveis pelo aumento da violéncia no Equador.

Reacdes pessoais e insinuagoes

As declaracfes de Lopez Obrador também foram interpretadas como ofensivas para muitos,
particularmente para Amanda Villavicencio, filha do candidato a presidéncia assassinado
Fernando Villavicencio.

Aliados na América Latina

Aproximadamente um terco dos presidentes da América Latina podem ser classificados como de
esquerda ou centro-esquerda, tornando os sonhos de Lépez Obrador de liderar uma ressurgéncia
esquerdista na América Latina cada vez mais improvaveis.

Priorizando as relagbes com os EUA

Independentemente de casa de apostas wins postura "esquerdista”, a prioridade de Lépez
Obrador permanece casa de apostas wins manter a relacdo econdmica mais importante do
México com os EUA.

Lépez Obrador mantém promessas de apoio a Cuba, por meio de compras de vacinas,
importacdes de médicos e petrdleo, mas casa de apostas wins postura de apoio a ilha é
maioritariamente retdrica.

2. casa de apostas wins : casa de apostas winx

casa de apostas wins : | Apostas em futebol: Mantenha-se informado com noticias e anélises
precisas:bitcoza casino



staar, pois a emog¢do em casa de apostas wins ganhar € uma das principais razées pelas quais
as pessoas

raticam esportes com probabilidade. Mas os atleta amadores ndo vao arriscando Em casa de
apostas wins

0} si mesmos; nem sdo normalmente bola no esporte (jogam De qualquer maneira). A razao
pela qual dos jogadores Nao conseguem botagcéo neleS mesmo foi porque isso lhe- daa

ccao se enganara para ganho financeiro pessoal! Enquanto o melhores corredores

oque-se e click em casa de apostas wins Desativar Minha conta. 3 Leia sobre os detalhes
importantes e

ntinue clique. 4 Selecione um motivo para sair da caixa. 5 Leia e confirme que vocé

nde todas as caixas de sele¢cdo. Como fago para fechar minha conta? - Centro de ajuda da
Sportsbet n helpcentre.sportsbet.au

Percorrendo as opgdes até encontrar a aba 'fechar

3. casa de apostas wins : casa de apostas winx é confiavel

MediaWiki message delivery (discussao) 20h37min de 2 de janeiro de 2019 (UTC)

Senhor editor, boa tarde.

Estou solicitando uma reviséo a respeito 7 da exclusdo da pagina Joana Darc Protetora por falta
de relevancia.

Argumentos: Ela foi a segunda mais votada de Manaus.

E uma 7 digital influencer.

Foi considerada uma das pessoas mais influentes do Amazonas.

E presidente de Comiss&o Importante na Camara (e frente parlamentar).

E membro 7 da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (estadula).

E Lider da Bancada do PR na Camara.

E Presidente da Juventude Estadual do Partido.E 7 Membro da RAPS.

E fundadora da ONG PATA MANAUS.

Estamos criando e editando as informacdes sobre a atual legislatura da Camara Municipal, 7 por
serem todos os vereadores eleitos pelo povo, sédo pessoas dignas de importancia, sim.

Por favor, revejam a deciséo.

PabloDaniel92 (discusséao) 19h50min 7 de 6 de janeiro de 2019 (UTC)Pablodaniel92

Licenca para entrar no assunto, este diff indica que ela deputada estadual no Amazonas.

O 7 diff que linkei ndo estava no artigo e o que havia talvez tenha passado despercebido.

Do que percebi enquadravel no critério 7 proprio.

Sou neutro no assunto, apenas tentando ajudar.

Boas! Stuckkey (discussao) 20h03min de 6 de janeiro de 2019 (UTC) Boa noite PabloDaniel92 7
e Stuckkey.

Efetuei o restauro da pagina, pois realmente a biografada cumpre com o requisitos minimos de
WP:POLITICOS por ter sido 7 eleita Deputada Estadual em 2018.

Porém, ao meu ver conteudo da pagina ainda precisa ser melhorado bastante.

Alids, acredito que devido ao 7 estado atual do artigo e das referéncias, pode ser encaminhado
para ESR.

Stuckkey, acredita que seja caso de ESR ou acha 7 que as fontes existentes sdo suficientes?
Uma das fontes nem fala sobre a biografada em si, mas sim sobre a 7 ONG de protecéao animal.--
Editor DS.

s (discusséo) 20h14min de 6 de janeiro de 2019 (UTC) Realmente o artigo precisa de 7 melhorias
e referenciacdo adequada.

E 0 quem tem ocorrido com artigos minimos de novos deputados.

A assessoria joga o material no dominio 7 principal, algumas vezes sem condicdo alguma,
deixando para os voluntarios corrigirem.

Se o editor acima se dispde melhorar creio que devidamente 7 estimulado e/ou auxiliado talvez



goste de editar outros artigos dos colegas da biografada.Apostar no novato.

Boas! Stuckkey (discussdo) 20h25min de 6 7 de janeiro de 2019 (UTC)

Senhores, desculpe falar por aqui, eu ainda ndo sei como funciona essa questéo de respostas em
7 posts em discusséao, sou novo na Wiki.

Estamos fazendo os perfis dos deputados eleitos e da atual legislatura, estaremos incluindo
novas 7 informacfes com o passar dos dias, agradeco desde ja a reabilitagdo da pagina! -
comentario ndo assinado de PabloDaniel92 (discussao ¢ 7 contrib) 06 de janeiro de 2019 (UTC)

Deixei um aviso mais explicativo para ela.

Vocé pode ver na discussao dela que foram 7 varias paginas eliminadas, mas ela pede sempre a
mesma pagina para restauro.

-- Sete de Nove msg 01h16min de 7 de 7 janeiro de 2019 (UTC)OI4 79a.

Obrigado por ter colocado um aviso mais explicativo a ela.

N&o havia reparado que ela tinha criado 7 mais de uma pagina sobre 0 mesmo assunto.

Pensei que ela ainda estava insistindo na mesma.

Boas edic¢bes! -- Editor DS.

s (discusséo) 7 01h20min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)
To tentando atualizar a dupla Gino & Geno que um dos dois se 7 aposentou, mas da erro dizendo

Uso indevido de girias ou expressdes de internet.

Me ajuda -comentéario ndo assinado de 186.206.74.

172 (discussao 7 ¢ contrib) 08 de janeiro de 2019 (UTC)
ver fontes //www.sistemampa.com.
br/noticias/luma-das-duplas-mais-charmosas-do-sertanejo-anunciam-separacao/
[lwww.tribunapr.com.
br/mais-pop/apos-48-anos-dupla-sertaneja-gino-e-geno-se-separa/

Caro editor, informo que lhe foi o estatuto de administrador 7 de acordo com a decisao da
comunidade em votagao.

Por favor, apenas tenha em mente que:

Millennium bug, MKBRA, Fabiojrsouza, Tks4Fish 7 e Skartaris:, fico muito grato pelos parabéns e
também por terem dado seus votos de confianga em meu pedido! Aproveito 7 para agradecer a
todos 0s outros que me apoiaram.

Quero que saibam que utilizarei as ferramentas administrativas com bastante cuidado e 7
responsabilidade.

Tentarei, sempre, ser o mais imparcial possivel em minhas atitudes aqui no projeto.

Alids, a imparcialidade (um dos cinco pilares) é 7 algo que sempre tentei praticar desde que entrei
no mundo Wiki.

Desejo realizar excelentes contribui¢ées junto com vocés ainda por um 7 bom tempo e quero que
saibam que sempre estou aberto ao dialogo.

Abracgos! --Editor DS.

s (discusséo) 19h14min de 9 de janeiro 7 de 2019 (UTC)

Passando aqui para lhe desejar tudo de bom com as ferramentas administrativas.
WikiFer msg 21h27min de 9 de janeiro 7 de 2019 (UTC)

Muito obrigado WikiFer.

Obrigado pelo apoio.Editor DS.

s (discussao) 21h31min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Passando aqui para parabeniza-lo 7 pela mais do que merecida promoc¢ao ao cargo de
administrador.

Se mantiver o comprometimento e profissionalismo que vem apresentando nos ultimos 7 tempos,
tem tudo para fazer 6timo uso das ferramentas.

Boa sorte em casa de apostas wins nova jornada! Armagedon2000 msg 18h16min de 10 de 7
janeiro de 2019 (UTC) Muito obrigado Armagedon2000.

Alias, fico contente por vocé ser um dos editores que tem me apoiado e 7 confiado em mim desde
gue comecei no projeto.
Abracgos! -- Editor DS.



s (discussao) 20h23min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Boa 7 noite editor, primeiramente gostaria de me desculpar pela palavra inadequada que usei e
dizer que isso ndo vai se repetir.

Sou 7 novo no wikipedia e ainda estou aprendendo a editar as paginas, ja consegui criar uma
pagina e isso me animou 7 bastante para que eu possa continuar ajudando esse site tdo
importante.

Tenho muitas duvidas e ndo sei qual o melhor canal 7 para pedir conselhos, é por agui mesmo?
Desde j4, obrigado.

--AnittaNation (discusséo) 22h09min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)OI& AnittaNation.Tudo 7 bem.
Entendo que vocé se exaltou um pouco.

E normal isso acontecer de vez em quando aqui.

Mas s6 tome cuidado para que 7 isso nao ocorra mais vezes, pois corre o risco de alguém
solicitar seu bloqueio a um administrador.

Bom, pode tirar suas 7 duvidas por agui mesmao.

No que eu souber responder, assim farei.

Porém, se preferir, existe também a pagina Wikipédia:Tire suas duvidas, onde 7 mais editores
podem lhe dar um resposta.

Mas vamos tentar por aqui mesmo.

Quais seriam as suas duvidas? -- Editor DS.

s (discusséao) 7 22h15min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Uma das duvidas é que néo sei como responder uma discussao (por esse 7 motivo tive que abrir
outra), outra duvida é a questdo da edicdo, quais artigos posso editar e por qual razdo 7 ainda
nao sou considerado um editor? Sao muitas as duvidas pois estou comegando.

--AnittaNation (discussao) 23h08min de 9 de janeiro de 7 2019 (UTC)

AnittaNation, bem, vamos |a.

Para responder em uma mesma discussao, basta vocé clicar em editar codigo-fonte que aparece
do lado 7 do titulo dessa discusséo.

Ali, basta colocar o cursor de texto logo embaixo da mensagem do outro editor.

Para que nao vocé 7 ndo acabe colocando seu texto "colado” com o do outro editor, utilize 0
simbolo : (dois pontos) e comece a 7 editar logo a frente do mesmo.

Sobre quais artigos vocé pode editar, na verdade vocé pode editar qualquer tipo de artigo.
Lembre-se 7 que nos artigos da Wikipédia "qualquer um pode editar".

Porém, sugiro que so edite caso tenha certeza do que esta fazendo, 7 procure sempre citar fontes
e veja se suas edicdes estao de acordo com o Livro de Estilo.

Em relacdo aos grupos 7 de usuarios, sdo Varios 0s grupos existentes, como vocé pode ver
nessa pagina.

Cada agrupo tem acesso a uma determinada ferramenta.

Reversores, 7 por exemplo, podem reverter as edi¢cdes rapidamente e bloquear vandalos por até
1 dia.

Eliminadores podem eliminar ou restaurar paginas.

Administradores podem 7 eliminar ou proteger paginas, mudar os grupos de outros editores e
bloquear usuarios por qualquer periodo.

Ou seja, cada grupo tem 7 determinadas permissdes dentro da Wikipédia.

Logo-logo (assim que casa de apostas wins conta completar 4 dias de criacdo) vocé ingressara
automaticamente no grupo dos 7 autoconfirmados, mas para vocé precisa adicionar e confirmar
seu e-mail em suas preferéncias.

N&o se preocupe muito com 0S grupos agora 7 no comeco.

Continue contribuindo e aprendendo aos poucos que, com o0 tempo, vocé acaba conseguindo
ingressar em outros grupos.

Sugiro que vocé 7 foque nos artigos, procure melhora-los ou cria-los, seguindo as regras e
principalmente o Livro de Estilo para que, futuramente, vocé 7 possa ser colocada no grupo dos
autorrevisores por algum administrador.

Caso vocé ainda encontre muita dificuldade, existe 0 nosso programa de 7 tutoria, onde vocé



pode se inscrever e ser ensinada por algum usuario mais experiente.

Qualguer outra davida que tiver, € s6 7 me procurar.

Boas edic¢bes! -- Editor DS.

s (discussao) 00h04min de 10 de janeiro de 2019 (UTC).Editor D.

S Nossa, mais claro que 7 isso sO se fosse um video tutorial...

muito obrigado pela ajuda, vou seguir editando artigos de musicas que estéo
desatualizados(sempre colocando 7 a referéncia, pois sei 0 quanto € importante).

Grato, qualquer outra davida eu volto a editar essa discussao.

-comentério ndo assinado de 7 AnittaNation (discusséo ¢ contrib) 10 de janeiro de 2019
(UTC)Caro Editor D.S,

Criei uma péagina sobre o advogado e gestor publico 7 Harrison Targino e a mesma foi
rapidamente eliminada por desobedecer o critério de notoriedade.

Ocorre que segundo a prépria Wikipedia um 7 tema é presumidamente notavel quando existe
sobre ele uma cobertura substantiva em fontes secundarias independentes, necessitando,
ademais, que as fontes 7 sejam reputadas e independentes.

Ora, o0 artigo que escrevi tem mais de vinte referéncias das mais diversas fontes, desde sites
governamentais 7 do governo da paraiba e planilhas estatisticas do Ministério da Justica até sites
de noticias de credibilidades tais quais G1 7 e os mais famosos sites especializados do Diretio,
Migalhas e Conjur.

A pessoa retratada no artigo ocupou importantes cargos publicos nos 7 meios politicos e
académicos da Paraiba e foi recentemente eleita conselheira federal da Ordem dos Advogados
do Brasil (OAB).

Ora, vejo 7 na Wikipedia artigos muito resumidos sobre outros advogados com vidas publicas
recentes, ja no texto apagado havia um artigo detalhado 7 sobre uma figura importante,
especialmente no estado da Paraiba, com décadas ocupando cargos na administracdo publica e
posicoes de destaque 7 na advocacia.

Existe, portanto, para o tema do artigo excluido, uma cobertura substantiva, com fontes
secundérias independentes e reputadas.

N&o ha, portanto, 7 motivo para a manutencdo da excluséo do artigo "Harrison Targino".

Conto com casa de apostas wins compreensao!

--Hatj (discusséao) 12h59min de 10 de janeiro de 7 2019 (UTC)Copiado daqui.

-Poérokhov 13h01min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Porokhov, gostaria de uma opinido casa de apostas wins como administrador/eliminador em 7
relacéo a esse artigo sobre Harrison Targino.

Realmente parece que me equivoquei ao eliminar via ER, justamente pelo fato do artigo 7 conter
fontes que, inclusive, séo fidveis.

Acredita que é caso de mandar para EC? Estou em duvidas quanto a permanéncia ou 7 nao da
pagina, até pela forma como o texto esté redigido.-- Editor DS.

s (discussao) 14h01min de 10 de janeiro de 7 2019 (UTC) Sim, também acho que deva ser
encaminhado a EC.

-Pérokhov 14h02min de 10 de janeiro de 2019 (UTC) 7 Pérokhov e Hatj, restaurei a pagina e
encaminhei para EC.

Vocés podem expor seus argumentos/opinides aqui.-- Editor DS.

s (discussao) 14h20min de 7 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Ola Editor, como vocé é um usuario muito ativo, gostaria de saber se tem interesse 7 nessa
cacada: estou procurando editores que possam ajudar em eliminar alguns artigos totalmente fora
do contexto enciclopédico e ajudar a 7 melhorar outros.

Edmond Dantes d'un message? 16h25min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

muito obrigado pela informagao e que eu quase 7 nao uso a wikipedia, a informacao sobre a
assinatura --Nathan Josef (discussao) 20h44min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)OI4& 7 amigo D.
S, por gentileza poderia me ajudar a apagar as discussdes arquivadas da minha PD? Arquivei
elas h& pouco tempo 7 e ndo t6 conseguindo limpar a pagina (é dificil editar paginas grandes
assim pelo celular).



Queria que apagasse até aqui.

Obrigado pela 7 atencéo.

Enaldodiscussao 03h49min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)EnaldoSS, feito.-- Editor DS.

s (discussao) 03h55min de 11 de janeiro de 2019 7 (UTC)

Realmente, desisto de colaborar com a Wikipédia.

Qualquer coisinha da problema de direitos autorais, como se a universidade estivesse
preocupada em 7 fazer artigos a seu respeito.

Na verdade é positivo para a mesma.

E outro cidaddo me veio com proposta de fusdo de 7 paginas, pelo fato de eu ter criado varias
paginas de varias faculdades diferentes da mesma universidade.

O problema? Existem outras universidades 7 com uma pagina para cada faculdade, da mesma
forma como to fazendo.

Estdo me marcando, desculpa mas n&o ha outra explicagéo.

Se 7 quiserem podem apagar todas as paginas que criei logo.

Obrigado! Leal Editor (discussao) 21h13min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Leal 7 Editor, vocé esta copiando trechos do site da UFG e colocando nos artigos que esta
criando.

Isso ndo é permitido aqui 7 na Wikipédia e inclusive pode ocasionar o blogueio do usuério por
VDA.

Direitos autorais € coisa séria.

Peco por favor que ndo 7 insista nessa conduta.-- Editor DS.

s (discussao) 21h17min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Novamente, pode apagar tudo que criei a 7 respeito das faculdades.

Tem como eu mesmo fazer isso? Se tiver, faco sem problemas.

Existem diversos artigos no Wikipédia que possuem coépias 7 de trechos e mesmo assim
continuam la.

E sinceramente, to perdendo meu tempo colaborando com essa plataforma ingrata, que ainda
fala 7 em bloqueio de conta por eu estar colaborando.

Peco desculpas a vocé, que esta apenas realizando seu trabalho, mas que € 7 uma sacanagem,
é! Estou copiando? Sim, pois é a Unica fonte que tenho, porém seleciono bem o que vou pegar 7
e ainda melhoro para adaptar ao wikipédia, além de SEMPRE colocar a referéncia.

Se for pra me punir por VDA, puna 7 os outros diversos artigos.

Estou apenas fazendo um trabalho para a minha universidade, onde estudo, conheco
pessoalmente.

N&o estou fazendo nada com 7 a intencao de prejudica-la, mas sim de promove-la, e estou
buscando dados do préprio site dela (antes era UFG, mas 7 agora ela é UFJ, caso ndo saiba).
-comentario ndo assinado de Leal Editor (discussao ¢ contrib) 11 de janeiro de 2019 7 (UTC)
Bom dia Editor, referente a varias edi¢cdes que o JardelW faz em paginas da Anitta, sempre
apagando os textos sem 7 henhum motivo, recentemente ele apagou prémios da pagina dela e
agora esta apagando datas da Bang Tour pois segundo ele 7 ela ndo esta mais trabalhando com
ela sendo que ela trabalha SIM é a forma como o show é contratado.

Em 7 uma breve olhada em casa de apostas wins conta pessoal no twitter notei que ele é um
hater da Anitta e casa de apostas wins edigdes 7 erradas estdo me incomodando.
--AnittaNation (discussao) 07h20min de 12 de janeiro de 2019 (UTC):

AnittaNation, bom dia.

A melhor forma de tentar resolver 7 esse conflito de edi¢des € através do didlogo, seja na Pagina
de Discusséo do outro usuério ou na PD do 7 artigo Bang Tour.

Pelo o que vi no historico, o JardelW est4 desfazendo suas edi¢cbes por elas ndo estarem
baseadas em 7 fontes fiaveis.

Citar fontes aqui na Wikipédia € algo fundamental e evita que suas edi¢cdes sejam rejeitadas por
outros editores.

S0 peco 7 que vocés dois procurem dialogar e evitem de entrar numa Guerra de edicoes.

Vocé possui fontes que confirmam o que esta 7 sendo colocado por vocé no artigo? -- Editor DS.



s (discussao) 09h13min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

Eu ndo entendo 7 o motivo de ele s estar fazendo essse tipo de alteracdo nas paginas da Anitta,
ele esta removendo varias coisas 7 da pagina dela que continuam nas paginas de todas outras
cantoras, a exemplo temos a Turné Acustico em Trancoso que 7 continua sendo adicionada datas
e 0 queridinho nao se da o trabalho de editar.

Se 0s seus shows continuam com as 7 musicas da turné Bang Tour[1] é porque ainda nao
acabou, e se acabou (como ele mesmo fala), cadé a fonte? 7 Ele deduziu que a turné acabou em
dezembro de 2017 e apagou TODOS os shows posteriores.

Eu entendo o fato dele 7 ndo gostar da Anitta, ninguém € obrigado a gostar dela, mas eu tenho
varios fa clubes e TODOS sabem que 7 a turné néo acabou.

Se alguém precisa mostrar fontes ele alguém é ele que encerrou a turné sem citar nenhum link.
Peco 7 que seja desfeita a edicdo desse "editor" IMPARCIAL, ou que me dé autorizag&o para
repor todos os shows da Bang 7 Tour em 2018 e 2019.

--AnittaNation (discussao) 17h07min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

Nao querendo invadir a discusséo, mas vou 7 explicar o que fiz no artigo: removi diversos shows
dessa turné da Anitta, a Bang Tour, porgue ja estavam transformando 7 num repositério de shows
dela, ou numa pagina de agenda de shows.

O artigo se prop6e a falar sobre a "Bang 7 Tour", uma turné referente ao aloum Bang, mas
praticamente estava sendo colocado qualquer show que ela faz.

E tomo como base 7 os diversos sites que anunciavam shows da "Bang Tour" até meados de
2016.

Depois disso, ela é contratada pra fazer shows 7 mas sem indicativo de turné.

J& havia alertado sobre isso na discussédo do artigo, mas como ninguém respondeu e ainda
estavam 7 adicionando mais datas (e repertério!), tive que fazer a remocao.

Cheguei a um ponto que tive que ir no Twitter ver 7 se estavam falando da turné e encontrei isso
e isso.

Por isso, além de remover, adicionei uma tag de revisao pois 7 é provavel que a turné nem tenha
ido pra 2017..J.[5.250].

d 21h51min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

SuggestBot prevé que 7 vocé gostara de editar algum desses artigos.Divirta-se!

SuggestBot seleciona artigos de diversas formas com base em outros artigos que vocé editou, 7
incluindo a semelhanca de texto, ligacdes internas e combinando seus padrdes de edicdo com o0s
de outros editores.

O objetivo € 7 recomendar apenas artigos que outros editores tenham marcado como
necessitando de trabalho.

NOs apreciamos casa de apostas wins inscricdo para receber sugestdes regularmente, suas 7
contribuicdes fazem a Wikipédia melhor - obrigado pela ajuda!

Se vocé tem algum comentéario sobre como melhorar o SuggestBot, por favor, 7 deixe casa de
apostas wins mensagem aqui.

Saudacdes de Nettrom, operador do SuggestBot.

-- SuggestBot (discussao) 09h23min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, 7 verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!Ola.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!

MediaWiki message delivery (discusséo) 7 01h37min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Bom
dia!'"Prezador Editor D.S.

Meu nome € Wagner Granja Victer..

Fui Secretario de Minas Energia 7 do Governo do Rio de Janeiro por 8 anos, Presidente da
Companhia CEDAE do Governo do Rio de Janeiro, Presidente 7 da FAETEC e Secretario de
Estado de Educacéo do Estado do Rio de Janeiro.

Estou tentando colocar a pagina no Wikipédia 7 e sou blogueado e eliminado em segundos e nao
consigo entender o motivo...Poderia me ajudar?

Wagner G Victer (discusséo) 12h58min de 7 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner G Victer (discussao) 12h58min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)



Wagner G 7 Victer, bom dia! A casa de apostas wins Pagina de Usuério ndo pode ser utilizada
para publicar ou esbocar artigos e muito menos 7 para a publicacdo de uma autobiografia.
Alids, autobiografias sdo desencorajadas na Wikipédia e a insisténcia por parte do usuario em
publica-las 7 pode, inclusive, ocasionar o bloqueio de casa de apostas wins conta, por ser
entendido que o usuario esta com interesses de se autopromover.

Saudacdes! 7 -- Editor DS.

s (discussao) 13h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Entendo, mais poderia me ajudar?//pt.wikipedia.

org/wiki/Pedro_Fernandes_Neto tem paginas assim no 7 Wikipédia, qual é a diferenca da minha
pagina?

Wagner G Victer (discusséo) 13h14min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja 7
VicterWagner G Victer.

Esta biografia néo foi criada pelo préprio biografado.

Além disso, a pagina esta cumprindo com o Livro de Estilo 7 e devidamente referenciada por 38
fontes que atestam a notoriedade dessa pessoa.-- Editor DS.

s (discussao) 13h21min de 13 de janeiro 7 de 2019 (UTC)

Poderia me ajudar, como devo proceder? Posso pedir a um assessor para criar o Livro de
Estilos?

Poderia me 7 ensinar ou mandar algo para entender melhor?

Wagner G Victer (discussédo) 14h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner 7 G Victer (discussao) 14h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Wagner G Victer, ndo precisa pedir para alguém criar o 7 Livro de Estilo, justamente porque esse
Livro de Estilo no qual me refiro € o nosso.

Vocé pode encontrar mais informacdes 7 sobre ele nessa pagina.

Recomendo também a leitura de Ajuda:Guia de edigdo/Como comecar uma pagina.-- Editor DS.
s (discussao) 14h12min de 13 7 de janeiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!OIa.

Por favor, verifique seu e-mail — ha 7 uma nova mensagem!

--Felipe da Fonseca (discussao) 13h05min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)

--MediaWiki message delivery (discussao) 13h13min de 14 7 de janeiro de 2019 (UTC)
--MediaWiki message delivery (discussao) 13h16min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)

Prezado senhor editor, gostariamos que 7 fosse revisto os criterios para remocao da pagina da
banda Kissukila.

Esse grupo musical baiano tem uma enorme relevancia na musica 7 feita no Estado nos ultimos
15 anos e apos a casa de apostas wins dissolucao , faltava um registro com um historico da 7
casa de apostas wins concepcao e atuacao.

Colocamos diversas fontes na pagina a fim de validar a veracidade das informacoes.
Solicitamos uma nova revisao e 7 a ativacao da referida pagina.Att.

-comentario ndo assinado de Carloscardoso ba (discusséo ¢ contrib) 16 de janeiro de 2019 (UTC)
Carloscardoso ba, 7 as fontes presentes no artigo ndo conseguiam comprovar a notoriedade da
banda, pois no meu entender, ndo eram fiaveis.

N&o acredito 7 que a eliminagéo foi incorreta.

Mas se mesmo assim deseja que a pagina seja restaurada, pode efetuar um pedido em
Wikipédia:Pedidos/Restauro, 7 para que outro administrador ou eliminador avalie o conteludo.Att.-
- Editor DS.

s (discussao) 22h15min de 16 de janeiro de 2019 (UTC)

Vocé, 7 como administrador, tem poder de supressao? Se sim, € capas de fazer supressdes em
massa? Holy Goo (d .

¢) 17h48min 7 de 17 de janeiro de 2019 (UTC)

Holy Goo: Pérokhov 17h51min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) P6rokhov: Holy 7 Goo (d .

¢) 17h57min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Se é algo pessoal ou algo difamatorio, do tipo 7 X é
um estuprador, peddfilo, nazista, € melhor mandar um email a Supressor.

-Pérokhov 17h59min de 17 de janeiro de 7 2019 (UTC) Pérokhov: Holy Goo (d .



c) 18h07min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)Editor D.

S, ou mesmo o Pdrokhov, 7 se ele tiver a capacidade de fazer isso.

Veja : Wikipédia:Renomeacéo de conta.Holy Goo (d .

c¢) 18h22min de 17 de janeiro 7 de 2019 (UTC)lIsso € com o0 D.S.

-Pérokhov 20h14min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Holy Goo e Poérokhov, 7 tanto a ocultacdo
por parto do administradores como a supressao por parte dos supervisores so podem ser feitas
em caso 7 de:

Afirmacdes potencialmente difamatériasOfensas/Baixo-caldo

Informacdes pessoais inapropriadas (numero de telefone, e-mail, endereco etc)VDA

Fora isso, a edicao nao deve ser suprimida/ocultada.--Editor DS.

s (discussao) 7 20h17min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)

Esse aqui também seria um caso de proxy aberto? Jodo Justiceiro (disc ¢ 7 cont) 04h41min de 18
de janeiro de 2019 (UTC)

Ol4 Joao Justiceiro.

Sim, é um proxy aberto e de alto risco, eu 7 diria.

Esse site quase sempre acerta e por isso foi adicionado um link para ele ao lado de outras
ferramentas que 7 aparecem nas contribuicdes de IPs.

Vou modificar os parametros de bloqueio dele.

Geralmente os administradores aplicam um bloqueio de 1 ano para 7 proxys, apesar de que o
recomendado seja em infinito.

Mas vou discutir essa questdo sobre a duracdo do bloqueio no Café 7 dos administradores.
Obrigado por avisar.-- Editor DS.

s (discussao) 11h23min de 18 de janeiro de 2019 (UTC)

apaga isso aqui, valeu! Holy Goo 7 (d .

¢) 13h50min de 19 de janeiro de 2019 (UTC)

Holy Goo, Feito pelo Fabiojrsouza .-- Editor DS.

s (discussao) 14h17min de 7 19 de janeiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discusséo) 15h59min de 21 de janeiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discusséo) 7 18h02min de 28 de janeiro de 2019 (UTC)

Porque ha um grupo de administradores (néo citarei nomes, mas € facil ver 7 pelo histérico) me
bloqueando frequentemente e insistindo em deletar meus pedidos de reviséo de bloqueio,
cerceando meus direitos de defesa?

Conto 7 com tua ajuda por meio de resposta...

O Rei da Gataria (discusséo) 02h43min de 30 de janeiro de 2019 (UTC)

Oi DS, 7 o que achou das minhas modificagfes? -P6rokhov 23h43min de 30 de janeiro de 2019
(UTC)

Porokhov, achei que ficaram perfeitas! 7 Isso facilita muito para nés eliminadores/administradores
na hora de escolher o motivo para eliminar uma pagina de acordo com o 7 dominio a qual ela
pertence.

Realmente gostei bastante dessa modificacdo e por isso até fui no historico do Deletereason-
dropdown para ver 7 que as tinha feito.

Agradeco em nome de todos! Editor DS.

s (discusséao) 23h46min de 30 de janeiro de 2019 (UTC)

Eu estava 7 tendo muita dificuldade para criar aquele artigo, a Wikipédia estava me blogueando
de criar o artigo independente do que eu 7 fizesse.

Obrigado por ter me colocado como editor registrado, prometo que irei tentar fazer o minimo de
coisas ruins para o 7 site.

BattleBlock Theater, o artigo foi criado.-- Sir.

Desciclopedista (discussédo) 20h58min de 31 de janeiro de 2019 (UTC)Sir.

Desciclopedista, ndo tem de qué.

NO6s 7 administradores estamos aqui para também ajudar em situa¢cdes como essa.

Que bom que conseguiu criar o artigo.Editor DS.

s (discusséo) 01h46min de 7 1 de fevereiro de 2019 (UTC)



--MediaWiki message delivery (discussao) 23h36min de 31 de janeiro de 2019 (UTC)

Oi tudo bem eu 7 ndo vim aqui fazer vandalismo eu so vim aqui e vi que vocé faz um trabalho
excelente e eu queria 7 fazer uma pergunta como eu participo de uma eleicdo de administradores
aqui na Wikipédia? Ménica Palmeira (discussédo) 00h27min de 1 7 de fevereiro de 2019
(UTC)Mbnica PalmeiraMonica Palmeira (discussédo) 00h27min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)
Ola Mbnica Palmeira.

Para ser administradora 7 aqui na Wikipédia vocé primeiro precisa cumprir 0s requisitos minimos,
gue no caso seriam 2.

000 edi¢gBes no Dominio Principal (ou 7 seja, em artigos) e uma conta com 6 meses de registro.
Como pode ver nessa pagina, vocé ainda ndo possui 0s 7 requisitos minimos e por isso se abrir
um pedido, o0 mesmo sera cancelado por um burocrata.

Quando vocé passar a cumprir 7 0s requisitos, devera iniciar um pedido nessa péagina.

A votacdo em relacdo ao seu pedido ficard aberta por 7 dias e 7 para ser aprovada devera ter
75% dos votos favoraveis.Mas tenha calma.

Vocé entrou recentemente na Wikipédia e existem outros estatutos que 7 vocé pode adquirir com
0 tempo, que seria 0 de autorrevisora, reversora ou até mesmo eliminadora.

Qualguer davida que tiver pode 7 vir até a minha pagina de discussdo e me perguntar que
tentarei responder ou Ihe ajudar a resolver o problema.

Saudacdes! 7 -- Editor DS.

s (discusséo) 13h16min de 2 de fevereiro de 2019 (UTC)

Agora fiquei na davida quanto ao artigo Luis Fernando 7 de Moura Cagnin, pois que eu saiba, a
pagina s6 ndo pode ser recriada com o mesmo conteudo.

No caso, o 7 contetdo era totalmente diferente do contetdo antigo, que ainda guardo em minha
pagina de testes...

--Bageense(fala) 10h20min de 1 de fevereiro 7 de 2019 (UTC)

Bageense, realmente, no meu entender, a regra 5 ndo se aplica nesse caso pelo fato do contetdo
ser 7 bem diferente do artigo que foi eliminado por consenso.

Porém, ao visualizar o contetdo que esta eliminado, o artigo ndo parece 7 muito estar escrito de
forma imparcial e quase todas as fontes séo o site do Youtube, além de links para 7 web sites
oficiais.

Posso até efetuar o restauro (pelo fato da regra 5 ndo poder ser aplicada nesse caso), mas
provavelemnte 7 vao encaminhar para PE.

Até porque, como vocé sabe, Nando Moura é um assunto bem polémico aqui na Wikipédia e que
7 gerou bastante discussoes.-- Editor DS.

s (discusséo) 15h23min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)Oi senhor Editor D.

S eu quero saber 7 como eu posso ser uma administradora da Wikipédia? Leticia Chilling
(discussao) 19h05min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)Leticia ChillingLeticia 7 Chilling (discusséo)
19h05min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)

OI4 Leticia Chilling.

Para ser administradora aqui na Wikipédia vocé primeiro precisa 7 cumprir 0s requisitos minimos,
gue no caso seriam 2.

000 edi¢gBes no Dominio Principal (ou seja, em artigos) e uma conta 7 com 6 meses de registro.
Como pode ver nessa pagina, vocé ainda ndo possui 0s requisitos minimos e por isso se 7 abrir
um pedido, o0 mesmo sera cancelado por um burocrata.

Quando vocé passar a cumprir 0s requisitos, devera iniciar um pedido 7 nessa péagina.

A votacdo em relacdo ao seu pedido ficard aberta por 7 dias e para ser aprovada deverd ter 75%
7 dos votos favoraveis.Mas tenha calma.

Vocé entrou recentemente na Wikipédia e existem outros estatutos que vocé pode adquirir com o
tempo, 7 que seria o0 de autorrevisora, reversora ou até mesmo eliminadora.

Qualguer davida que tiver pode vir até a minha pagina de 7 discussdo e me perguntar que
tentarei responder ou Ihe ajudar a resolver o problema.-- Editor DS.

s (discusséo) 13h22min de 2 7 de fevereiro de 2019 (UTC)OIa, Editor D.

S! Isto é um convite para que conheca e participe do GLAMWiki do Arquivo 7 Nacional, uma



iniciativa para melhorar o contetdo relacionado ao Arquivo Nacional e o acervo sob casa de
apostas wins guarda nos projetos da 7 Wikimedia, em especial a Wikipédia em portugués.

O Arquivo Nacional com o apoio de wikimedistas esta desde 2017 carregando casa de apostas
wins colecdo 7 em nossos projetos, como documentos, fotografias historicas, mapas e videos.
Acreditamos que essa iniciativa pode ser de seu interesse; esperamos que 7 possa
participar.Obrigado!

--Joalpe (discussédo) 16h36min de 3 de fevereiro de 2019 (UTC)

Boletim dos contetdos destacados n.° 32 Ola, Editor D.S.

Esta é 7 a lista dos artigos candidatados nos ultimos dias (29 de janeiro a 4 de fevereiro): Artigos
destacados: Matthias Sindelar (votacao) 7 Artigos bons: Collybia cirrhata (votacéo) Recebeu esta
mensagem porque o seu home esta incluido nesta lista.

Caso pretenda deixar de receber 7 as notificacdes, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussdo) 15h59min de 4 de fevereiro de 2019 (UTC)

Tem vandalos 7 em Inri Cristo, proteja a pagina.

pelo seu personagem Inri Cristo, humorista brasileiro conhecido nacionalmente.

Inri Cristo ndo € humorista.

tem ,uita gente 7 colocando coisas erradas na biografia.

E facam a protec&o da pagina

Eu quero recolocar o que esta na pagina no dia feita 7 20h15min de 24 de janeiro de 2019, antes
dos vandalismo, mas ndo da, a edi¢cdo gravada néo permite

Eu acho engracado 7 o tanto de proibi¢cdes provocadas por violagdo de direitos autorais neste
website.

E engracado precisar de 30 dias logado e 500 7 edi¢cdes (um nimero elevado até demais para
carregar uma imagem sob direitos).

Eu possuo todas as informagdes sobre os direitos e 7 relacionados (fonte, por exemplo).

Se precisar carregar ao invés de mim, peca-me as informacdes para que eu as dé e tu 7 carregue
(Observacéo: a imagem possui direitos de autor, sendo assim, carregada para a Wikipédia
normal).-- Sir.

Desciclopedista (discusséo) 06h47min de 6 7 de fevereiro de 2019 (UTC)
Wikipédia:Pedidos/OutrosPeco_que_cancelem_o_encerramento_de_uma_PE.

Como o filtro ja foi aplicado a minha pessoa, poderia mais tarde abrir esse pedido de 7 revisao
administrativa? Mas antes eu acho que seria melhor dar um tempo e ver se alguém faz alguma
coisa sO 7 com o pedido que eu abri em /Outros....

tu que sabe --Bageense(fala) 13h01min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

Mesmo filtrado 7 no dominio wikipédia o usuéario continua pedindo a outros usuarios que fagam
edi¢es por ele no dominio, absurdo.

Joao Henrigue (Mensagens) 7 13h23min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

OnlyJonny: Bageense(fala) 11h10min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

PS: E para casa de apostas wins 7 informagao, o Editor D.

S havia pedido que eu abrisse um RAA.

--Bageense(fala) 12h55min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Wikipédia:Paginas_para_eliminar/Lista_de_primeiras-damas_da_cidade_de_Sao_Paulo, fique 7
de olho, pois estdo querendo eliminar outro artigo pelo mesmo motivo torpe de antes.

Isso pode criar uma bola de neve.

--Bageense(fala) 7 11h11min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Ol4, obrigado pela mensagem e qualquer duvida claramente eu te pedirei ajuda.Pp.

ped 15h21min 7 de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

SuggestBot prevé que vocé gostara de editar algum desses artigos.Divirta-se!

SuggestBot seleciona artigos de diversas 7 formas com base em outros artigos que vocé editou,
incluindo a semelhanca de texto, ligacdes internas e combinando seus padrdes 7 de edicdo com
os de outros editores.

O objetivo é recomendar apenas artigos que outros editores tenham marcado como necessitando
de 7 trabalho.



NOs apreciamos casa de apostas wins inscricdo para receber sugestdes regularmente, suas
contribuicdes fazem a Wikipédia melhor - obrigado pela ajuda!

Se vocé tem 7 algum comentério sobre como melhorar o SuggestBot, por favor, deixe casa de
apostas wins mensagem aqui.

Saudacdes de Nettrom, operador do SuggestBot.

-- SuggestBot (discussao) 7 09h19min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Boa tarde! Obrigado por casa de apostas wins orientacao.

Vou opinar na pagina de discusséo pela manutencao 7 do artigo.

Eu julguei estranho um usuario ndo identificado propor a eliminagdo, mas como vocé bem
observou, isso € permitido.

Um abracgo! 7 Luiz265 (discusséo) 16h41min de 12 de fevereiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discussao) 18h00min de 13 de fevereiro de 2019 7 (UTC)OIA.

Por favor, verifigue seu e-mail — h4 uma nova mensagem!OIa.

Por favor, verifigue seu e-mail — ha uma nova mensagem!

-Thanks for 7 the fish! talkecontribs 23h58min de 13 de fevereiro de 2019 (UTC)

Tks4Fish, respondido.-- Editor DS.

s (discusséo) 02h50min de 14 de fevereiro 7 de 2019 (UTC)

Muito obrigado pelo desejo de boas-vindas! Tenho sim uma duvida: criei este artigo.

Em "Capas e langamentos", uso a 7 traducéo feita por mim de um pedago de uma entrevista; no
texto original, como visto na referéncia, o musico usa 7 muitos palavrées.

Eu li que a wiki ndo censura palavrdes e que ha contextos em que é apropriado usa-los em
artigos; 7 estou com duvidas, porém, se esse meu caso é um deles.

Ao mesmo tempo que os palavrdes na entrevista contribuem para 7 a emocéo visceral que se
guer transmitir, eu ndo tenho certeza se a traducdo passaria 0 mesmo sentimento, e acho 7 que
usar palavrdes quando nao sdo necessarios podem tornar a leitura incémoda.

Partica (discussao) 19h02min de 16 de fevereiro de 2019 7 (UTC)

MediaWiki message delivery (discusséo) 21h47min de 19 de fevereiro de 2019 (UTC)
MediaWiki message delivery (discusséo) 19h45min de 26 de fevereiro 7 de 2019 (UTC)
Bandeira criticando a emissora durante manifestacdo em 2014.

As controvérsias envolvendo a TV Globo referem-se ao extenso histérico de 7 polémicas nas
relagdes desta rede de televisdo brasileira com a sociedade do pais.

[1] A emissora possui uma capacidade sem paralelo 7 de influenciar a cultura e a opiniao
publica.[2]

A principal polémica historica da estagdo televisiva e das Organiza¢des Globo (hoje Grupo 7
Globo) esta ligada ao apoio dado a ditadura militar e a censura dos movimentos pré-democracia
nos noticiarios do canal.

O regime, 7 segundo 0s opostos a emissora, teria rendido beneficios ao grupo midiatico da
familia Marinho, em especial para o canal de 7 televisdo que, em 1984, fez uma cobertura omissa
das Diretas Ja.

[3] A propria Globo reconheceu em editorial publicado no jornal 7 O Globo, 49 anos depois e
pressionada pelas manifestacdes de junho de 2013,[4][5][6] que 0 apoio ao golpe militar de 7
1964 e ao regime subsequente foi um "erro".[7]

No final da década de 1980, a emissora novamente foi alvo de criticas 7 devido a edi¢do que
promoveu do ultimo debate entre os candidatos a presidente na eleicdo de 1989, o que teria 7
favorecido Fernando Collor de Mello.

[8] No final da década de 1990, as Organiza¢es Globo enfrentaram diversos problemas
financeiros que teriam 7 sido aliviados pelo Estado, apesar de se tratar de uma empresa privada.
[2] Durante o periodo, a emissora utilizou-se de casa de apostas wins 7 influéncia entre os
politicos para conseguir mudar um artigo da Constituicdo Federal, no qual permitia a entrada de
30% de 7 capital estrangeiro nas empresas de midia.[2]

Em 2002, o governo federal ofereceu ajuda de 280 milhdes de reais a Globocabo através 7 de
financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econdmico e Social (BNDES).

[2] A emissora voltou nhovamente a ser alvo de criticas 7 pela cobertura supostamente



tendenciosa das elei¢coes de 2006, 2010 e 2022.

Apoio ao regime militar [ editar | editar cdédigo-fonte ]

"Participamos 7 da Revolugao de 1964, identificados com 0s anseios nacionais de preservacao
das instituicbes democraticas, ameacadas pela radicalizacdo ideoldgica, greves, desordem 7
social e corrupcéo generalizada.

Quando a nossa redacao foi invadida por tropas antirrevolucionarias, mantivemo-nos firmes em
nossa posi¢ao.

Prosseguimos apoiando o0 movimento 7 vitorioso desde os primeiros momentos de corregéo de
rumos até o atual processo de abertura, que se devera consolidar com 7 a posse do novo
presidente.

" - Roberto Marinho, no jornal O Globo, edigdo n° 18.

596, 7 de outubro de 1984.[ 7 9]

A TV Globo foi fundada em 1965, um ano apos o golpe de estado de 1964, e se consolidou 7
como maior rede de televisao do pais durante a década de 1970.

Neste periodo, o regime militar implementou uma politica de 7 modernizacéo das
telecomunicacoes.

Em 1965 criou a Embratel, e o Brasil se associou a Intelsat.

[10] Em 1968, foi criado o Ministério 7 das Comunicacdes e, no mesmo ano, surgiram as
primeiras emissoras de radio FM e foi criada a AERP (Assessoria Especial 7 de Rela¢des
Publicas), que reforcava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalistas.

Em 1969, o pais se integra ao sistema 7 mundial de comunicacao por satélite.

[10] A intencdo do regime era se opor & hegemonia cultural caracteristicamente de esquerda da
época.

[10] 7 Uma de suas armas para isso teria sido a televiséo, tendo o regime feito vistas grossas a
parceria, vetada por 7 lei, entre Roberto Marinho e a multinacional Time-Life, o que contribuiu
para o salto tecnoldgico da TV Globo.[10]

Segundo o Grupo 7 Globo, o jornal O Globo apoiou o golpe militar de 1964 fazendo parte de um
"posicionamento amplamente majoritario” contra o 7 governo do presidente Jodo Goulart.

[11] Afirma também que Roberto Marinho acreditava na vocacado democrética do presidente
Castello Branco e na 7 eficacia da politica econémica desenvolvida por Roberto Campos e
Octavio Gouvéa de Bulhoes.

[11] Em 2013, O Globo reconheceu, através de 7 um texto publicado em seu site, que o apoio ao
golpe de 1964 foi um erro.

O texto acompanhou a publicacéo 7 do projeto "Memaria" que recuperou os 88 anos de histéria
do jornal O Globo.

Nele, a instituicdo afirmou que o apoio 7 a intervencao dos militares se deu pelo temor de um
outro golpe, a ser desfechado pelo presidente Jodo Goulart com 7 apoio dos sindicatos.[12][13]
O grupo nega que o crescimento da TV Globo se deu gracas a estreita ligagdo de Roberto
Marinho 7 com o regime implantado em marco de 1964, citando como exemplos disso a
dificuldade em obter concessdes para canais de 7 televisdo em Jodo Pessoa e Curitiba em 1978,
alguns casos de censura a casa de apostas wins programacéo, além do fato de que 7 alguns de
seus profissionais eram membros do Partido Comunista Brasileiro.

[11] No entanto, como apontou Renato Ortiz, a censura nao era 7 generalizada, uma vez que
"sua principal funcdo era impedir a emergéncia de determinadas ideias, noticias, publicacbes que
estivessem contrarias a 7 l6gica ditatorial de difundir ideais de progresso, harmonia e
desenvolvimento".[10]

Em casa de apostas wins autobiografia, no entanto, Walter Clark, diretor-geral da TV Globo, 7
confessou ter cancelado os programas de Carlos Heitor Cony e Roberto Campos para satisfazer
o coronel Gustavo Borges, chefe de 7 policia no estado do Rio de Janeiro.

Além disso, Clark afirmou ter contratado um ex-diretor da censura para "ler tudo que 7 ia para o
ar' e uma "assessoria especial" formada pelo general Paiva Chaves, pelo civil linha-dura Edgardo
Manoel Erickson ("pelego 7 dos milicos", conforme disse) e mais "uns cinco ou seis funcionarios".
Além disso, relatou receber o presidente Emilio Garrastazu Médici em 7 seu gabinete na Globo,



onde assistiam aos jogos de futebol exibidos pela emissora aos domingos.

Segundo ele, o denominado "padréo Globo 7 de qualidade" acabou "passando por vitrine de um
regime com o qual os profissionais da TV Globo jamais concordaram".[14]

Em entrevista 7 ao documentario britanico Beyond Citizen Kane, 0 ex-ministro da Justica
(1974-1979) Armando Falcéo afirmou que "o doutor Roberto Marinho nunca 7 me criou qualquer
tipo de dificuldade.

Eu, ministro-censor, ele diretor do jornal O Globo, da televisdo Globo, da Rede Globo, da 7 Radio
Globo, da Radio Mundial, da Radio Eldorado, ele nunca me criou dificuldade".

[15] O proprio Médici chegou a afirmar, sobre 7 o Jornal Nacional, em entrevista: "Sinto-me feliz
todas as noites quando ligo a televisédo para assistir ao jornal.

Enquanto as noticias 7 ddo conta de greves, agitacdes, atentados e conflitos em varias partes do
mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao 7 desenvolvimento.

E como se eu tomasse um tranquilizante apés um dia de trabalho".

[15] Em 2012, um ex-delegado do DOPS relatou a 7 proximidade entre o regime e a Globo.[16]
Em 2013, o Grupo Globo reconheceu e desculpou-se publicamente, através de um editorial
publicado 7 no jornal O Globo e que também foi lido por William Bonner durante o Jornal
Nacional, por terem apoiado a 7 ditadura militar instaurada no pais depois do golpe militar de
1964.

No texto do editorial, o jornal afirma:

A luz da Histéria, 7 contudo, ndo héa por que ndo reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio [ao
golpe de 1964] foi um erro, assim 7 como equivocadas foram outras decisOes editoriais do
periodo que decorreram desse desacerto original.

A democracia € um valor absoluto.

E, quando em 7 risco, ela s6 pode ser salva por si mesma.— Grupo Globo[7]

Comicio das Diretas J4 em 16 de abril de 1984 7 em Sao Paulo.

No dia 25 de janeiro de 1984, foi ao ar, pela primeira vez em rede, aquele que é 7 considerado o
primeiro grande comicio das Diretas Ja, realizado na praca da Sé, em S&o Paulo.

Naquele dia, o telejornal exibiu 7 reportagem de dois minutos e dezessete segundos sobre o
tema.

No entanto, ocorreu um equivoco durante a escalada do Jornal Nacional; 7 25 de janeiro é
também o dia do aniversério da cidade de Sao Paulo, e por conta de um suposto 7 erro técnico, o
apresentador do telejornal acabou anunciando o comicio como parte das comemoragdes dos 430
anos da cidade.

A emissora 7 recebeu criticas que diziam que ndo havia sido uma falha técnica, mas sim uma
manipulagéo de dados.[3]

José Bonifacio de Oliveira 7 Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente do Grupo Globo afirmou, em
entrevista a Roberto D'Avila em 2005, que Roberto Marinho determinou a 7 censura do primeiro
grande comicio das Diretas Ja.

[3] Segundo Boni, "o doutor Roberto ndo queria que se falasse em Diretas 7 J&" e decidiu que o
evento da praca da Sé fosse transmitido "sem nenhuma participacdo de nenhum dos
discursantes".

[3] O 7 que teria ocorrido no episédio, ainda de acordo com ele, foi uma "censura dupla" (por
parte do regime e da 7 emissora).

[3] A verséo oficial da Globo, relatada no livro Jornal Nacional - A Noticia Faz Historia, porém, é
de que 7 a emissora nao omitiu que o comicio fizesse parte das Diretas e que é falsa a versao de
gue emissora 7 noticiou o evento como parte das comemoracdes pelo aniversario da cidade de
Séao Paulo.[3]

A TV Globo, no entanto, assumiu publicamente 7 o erro na cobertura do movimento pelas
elei¢cdes diretas no site "Memdéria Globo" e afirmou que foi ameacada e coagida 7 pelo regime
naquele momento:

Se por um lado segmentos da sociedade pressionavam a Rede Globo para se engajar nas
manifestacdes pelas 7 Diretas, por outro a emissora vinha sendo pressionada pelos militares a
nao cobrir os eventos.



Woile Guimarées, entéo diretor dos telejornais 7 de rede, diz que ministros e generais ligavam
para Roberto Marinho, ameacando até mesmo retirar a concessao para o funcionamento 7 da
emissora.|...

] Naguele momento, a pressao dos militares sobre a Rede Globo atingiu o seu 4pice.

Naquele dia, chegou mesmo a 7 adquirir a forma de intimidacéo pessoal.

Antes de o Jornal Nacional ir ao ar, um helicéptero do Exército sobrevoou de maneira 7
ameacadora a sede da emissora, no Rio de Janeiro, postando-se na altura da janela da sala do
entao vice-presidente executivo, 7 Roberto Irineu Marinho.

— Site "Memoéria Globo"[17]

Em 21 de janeiro de 2015, na série especial do Jornal Nacional sobre os 50 7 anos do jornalismo
da emissora, William Bonner relembrou o comicio de 25 de janeiro de 1984:

"Essa reportagem provocou muita polémica 7 ao longo de muitos anos porque, embora ela
falasse do comicio das Diretas, o texto que introduzia a reportagem, lido 7 pelo apresentador na
época, ndo falava em comicio pelas Diretas.[...

] Isso ai foi visto durante muitos anos como uma tentativa 7 da Globo de esconder as Diretas e,
obviamente, depois de muitos anos também, foi reconhecido como um erro.

" — William 7 Bonner[18]

Em 1982, a Globo foi acusada de participacdo no chamado caso Proconsult.

A empresa Proconsult, contratada pela Justica Eleitoral para apurar 7 os votos das eleigOes para
0 governo do Rio de Janeiro, desenvolveu um sistema informatizado de apuracéo dos votos que 7
apresentou resultados diferentes dos publicados no Jornal do Brasil.

O noticiario da TV Globo foi pautado pela divulgacéo oficial divulgada pelo 7 Proconsult.[19]
Segundo o jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, a fraude s6 ndo se concretizou
devido a participacéo do delegado 7 da Policia Civil Manoel Vidal, escalado para fiscalizar a
apuracao.

[20] Vidal percebeu que havia algo de errado na apuracao tendo, 7 em seguida, contatado o
também delegado Arnaldo Campana, ligado a Brizola.

[20] O candidato do PDT, censurado nos veiculos do Grupo 7 Globo, concedeu uma entrevista
aos correspondentes estrangeiros explicando a situagao que ocorria.

[20] A fraude foi exposta e os jornalistas do 7 conglomerado foram hostilizados nas ruas do Rio
de Janeiro.

[20] Por outro lado, a emissora respondeu que "nunca contratou a Proconsult” 7 e "se baseava
nos numeros de O Globo, responsével por uma totalizacdo propria, realizada a partir dos mapas
oficiais apurados 7 pelo TRE".[19]

Durante o regime militar, a NEC Brasil foi obrigada a nacionalizar seu capital.

Por isso, cedeu o controle acionario da 7 empresa ao grupo Brasilinvest de Mario Garnero.

A época da redemocratizacdo, a NEC Brasil havia se tornado a maior fornecedora de 7
equipamentos de telecomunicacgéo para o governo brasileiro.

[21] Em 18 de marco de 1985, o Banco Central, por meio de um 7 decreto do entdo ministro da
Fazenda, Francisco Dornelles, deu inicio a liquidacdo do grupo de Garnero, acusado de falta de 7
liquidez e de desvio de recursos para empresas fantasmas no exterior.

[22] Garnero pediu concordata preventiva de todas as empresas do 7 Brasilinvest.

O governo nao aceitava a contratacdo de empresas controladas por um concordatario,[23] o que
teria levado o entdo ministro das 7 Comunicagdes Antonio Carlos Magalh&es a suspender os
contratos do governo com a empresa, em 29 de abril de 1986.

[24] Devido 7 & crise do grupo brasileiro, a NEC do Jap&o recomprou parte das a¢des da NEC
Brasil.

Em dezembro de 1986, 51% 7 das acdes foram vendidas para o Grupo Globo, enquanto Garnero
passou a ter 25% do capital em acdes preferenciais, e 7 a NEC, 58% das a¢des no total (sendo
42% de acdes preferenciais e 16% de acdes ordinarias).

[25] Apds as alteragBes 7 acionarias, ACM restabeleceu os contratos com a empresa, além de
iniciar novos contratos.[26]

Em 10 de novembro de 1986, a Rede 7 Globo oficializou a ndo renovacao do contrato de afiliagcao



com a TV Aratu, casa de apostas wins entdo afiliada desde 1969, determinando que 7 a
emissora deixasse de transmitir casa de apostas wins programacdo em 20 de janeiro de 1987,
apos o término da prorrogacéo do fim 7 do contrato.

[27] A rede ja havia manifestado a TV Aratu casa de apostas wins intencdo de néo renovar o
contrato em 24 de 7 fevereiro daquele ano,[27] alegando insatisfacéo existente desde 1984 por
parte da Globo em relacé@o a problemas técnicos e comerciais da 7 entédo afiliada baiana.

[28] A TV Bahia, que era de propriedade do filho de ACM, ACM Junior, e de seu genro, 7 César
Mata Pires, era originalmente afiliada a Rede Manchete, rede concorrente da Globo de
propriedade de Adolpho Bloch, e foi 7 a escolhida para substituir a TV Aratu.

Para tentar reverter a perda da afiliagcao, integrantes do grupo politico do governador Waldir 7
Pires (ao qual era ligada a TV Aratu) e adversérios de ACM levantaram suspeitas de que o
ministro teria beneficiado 7 a Globo com o intuito de transformar a emissora de casa de apostas
wins familia em uma afiliada da rede carioca.

Em 13 de 7 janeiro, o entdo deputado federal Luis Viana Neto (PMDB-BA), um dos acionistas da
emissora, foi até Brasilia ao lado de 7 outros 19 deputados para reclamar com o entéo presidente
José Sarney a respeito da suposta interferéncia de ACM nas comunicacdes 7 do estado.

[29] Uma contenda judicial foi iniciada pelos proprietarios da TV Aratu contra a Globo e a TV
Bahia em 7 15 de janeiro, quando o juiz Luiz Fux, da 9.

a Vara Civel do Rio de Janeiro, concedeu a emissora uma 7 liminar que impedia a TV Bahia de
alterar a afiliacao.[30]

Em 23 de janeiro, a Globo derrubou esta liminar por meio 7 de um mandado de seguranga no
Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro, assegurando a transmisséo da casa de apostas
wins 7 programacéo pela TV Bahia, que deu inicio a nova afiliagdo assim que recebeu a
notificagcdo, as 17h58 daquele dia.

[31] Pouco 7 depois, Pedro Jack Kapeller, entdo diretor da Rede Manchete, afirmou que nao
cabiam medidas judiciais a respeito da posi¢cao da 7 TV Bahia, pois "tudo aconteceu
rigorosamente dentro das normas estipuladas pelos contratos assinados entre as partes".

[32] Apds varias decisfes judiciais, 7 a disputa terminou em 6 de julho, quando o tribunal decidiu
a favor da Globo, finalmente permitindo que a TV 7 Bahia fosse a Unica afiliada da rede na
Bahia.[33]

A n&o renovagéao do contrato de afiliagdo com a Globo ocasionou uma 7 queda de 80% na
arrecadacgao da TV Aratu.

[34] A antiga afiliada da Globo seguiu recorrendo da deciséo até abril de 7 1996, quando os
recursos judiciais esgotaram, e o processo confirmou o direito legal da Globo de transferir casa
de apostas wins programacgéao para 7 a TV Bahia.

A TV Aratu, que na época estava arrendada a CNT, teve seu prédio leiloado por se recusar a 7
arcar com 0s honorarios processuais.[35]

As suspeitas contra o acordo NEC-Globo vieram a tona nacionalmente em 9 de junho de
1992,[36] 7 quando foi instalada na Camara dos Deputados uma CPI para investigar o caso,
requisitada pelo deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) em 7 maio de 1987.

[37] As denudncias contra ACM foram rejeitadas e retiradas do texto do relatério, que foi aprovado
por unanimidade 7 em 17 de novembro.

[38] Mussa Demes (PFL-PI), presidente da CPI, afirmou que "se o governador Antonio Carlos
tivesse agido de 7 outra forma, teria comprometido irremediavelmente o sistema de
telecomunicac¢des do pais e poderia estar respondendo hoje por omissao”, considerando, assim 7
como a maioria dos membros da comisséo, que o entdo ministro havia suspenso 0s contratos
com a NEC no intuito 7 de evitar que Garnero utilizasse estes recursos para reverter a
intervencdo do Banco Central no Brasilinvest.[39]

A CPI concluiu que ndo 7 existiu irregularidade na transacao, acusando Mario Garnero de mentir
perante a comissao ao afirmar que havia perdido dinheiro na venda 7 e que empresarios da area
de telecomunicacdes teriam sofrido presséo para que nao negociassem a NEC Brasil.

[39] Na época da 7 transacao, ele havia recebido novas a¢des da empresa, cancelamento de
dividas, pagamento da concordata preventiva da NEC e um adicional 7 de 6 milhdes.



Além disso, os empresarios citados por ele enviaram carta a comissao negando as supostas
pressdes exercidas por pessoas 7 ligadas a Globo.[39]

Com o fim das empresas do Grupo Telebras, o Grupo Globo vendeu suas a¢des na NEC Brasil,
que 7 teve seu apogeu durante o0 monopolio estatal das telecomunicacoes.

[40] As operadoras europeias e norte-americanas que compraram as empresas telefénicas
estatais 7 optaram por manter seus parceiros ocidentais na area de tecnologia, e a NEC teve
casa de apostas wins presenca no mercado reduzida.[40]

Eleicdes de 7 1989 e impeachment [ editar | editar cdédigo-fonte ]

A emissora € acusada de ter ajudado a eleger o candidato a 7 presidente Fernando Collor de
Mello (dono da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas)[41] nas elei¢cdes de 1989, através da 7
manipulacéo de trechos do ultimo debate entre Collor e o candidato petista Luiz Inécio Lula da
Silva.

[42][43] Na época do 7 debate, ja no segundo turno, as pesquisas apontavam um empate técnico
entre os dois candidatos; logo, o confronto na televisao 7 seria decisivo para definir a disputa.
[43] Lula se saiu mal no debate, fato reconhecido pelo seu proprio partido.[43]

De acordo com 7 seus criticos, a TV Globo teria procurado isencdo na cobertura do processo
eleitoral, mas teria assumido um lado na reta 7 final da disputa quando os candidatos estavam
neste estado de empate técnico.

[43] Os proponentes desta hipotese argumentam que foram exibidas 7 duas reportagens sobre o
debate no dia 15 de dezembro de 1989, antevéspera do segundo turno das elei¢des.

[20] Uma delas 7 foi ao ar no Jornal Hoje e, a outra, no Jornal Nacional, sendo essa a mais
polémica.

A primeira reportagem mostrou 7 as melhores intervenc¢des de cada candidato e a segunda teria
favorecido Collor, pois teria mostrado os melhores momentos dele e 7 os piores de Lula.
[20][42][43] O PT moveu uma acgéo no Supremo Tribunal Federal contra a Globo.

O partido queria que novos 7 trechos do debate fossem exibidos, a titulo de direito de resposta,
mas o pedido foi negado.[42]

A Globo sempre negou que 7 agiu de ma-fé no episédio, mas admite que a edi¢do néo foi
equilibrada.

[43] Segundo Boni, a Central Globo de Jornalismo 7 fez uma edicao favoravel a Collor, ndo
seguindo a orientacdo da direcdo da empresa para que o tratamento fosse imparcial.

[43] 7 J& Roberto Marinho, diante da declaracdo de Boni, afirmou que o entéo vice-presidente de
operacoOes da Globo n&o entendia de 7 elei¢cdes e que o Jornal Nacional tinha sintetizado de
maneira correta o debate, visto que Collor havia se saido melhor.

[43] 7 Em 2009, Collor admitiu que foi favorecido pela Globo na disputa.[44]

Grande parte da midia apoiou abertamente a campanha de Collor 7 a presidéncia.

No entanto, de acordo com o historiador Gilberto Maringoni, doutor em Histéria pela USP, por
incapacidade de manter maioria 7 no Congresso e por entrar em confronto com uma parte
expressiva do empresariado nacional, Collor acabou por influenciar por si 7 s6 a mudanca de
postura da imprensa.

A crise econdmica com a volta da inflacdo, o confisco da poupanca, e a 7 intensa cobertura
investigativa da imprensa ajudaram a impulsionar as manifestagdes sociais que culminaram no
impeachment.[45][46][47]

Direito de resposta de Leonel Brizola 7 [ editar | editar cédigo-fonte ]

Leonel Brizola recebeu direito de resposta a ser veiculado pelo Jornal Nacional ap6s dois anos 7
de disputa judicial.

Em 15 de margo de 1994, a TV Globo colocou no ar, durante o Jornal Nacional, o direito 7 de
resposta obtido pelo entdo governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, apds dois anos de
disputa judicial.

[48] Brizola havia 7 entrado na justica pedindo direito de resposta em 1992, em funcdo da matéria
ofensiva referente a uma carta que ele 7 enviou ao entéo prefeito Marcello Alencar.[49]

Na resposta que foi ao ar, lida pelo locutor Cid Moreira, Brizola dizia ndo reconhecer 7 na Globo
"autoridade em matéria de liberdade de imprensa" e que a emissora teve "longa e cordial



convivéncia com 0s 7 regimes autoritarios e com a ditadura de 20 anos que dominou nosso pais".
Brizola dizia ter sido "apontado como alguém de 7 mente senil".

Na sequéncia, argumentava: "Ora, tenho 70 anos, 16 a menos que meu difamador, Roberto
Marinho, que tem 86 anos.

Se 7 é este 0 conceito que tem sobre os homens de cabelos brancos, que os use para si".

[50] Em um artigo 7 de retrospectiva em 2009 acerca da emersao do direito de resposta no
ordenamento juridico brasileiro, o portal Observatorio da Imprensa 7 avaliou que "(...

) esse célebre episddio foi uma espécie de divisor de aguas no capitulo da liberdade de imprensa.
Soou como 7 uma senha para a multiplicagéo de acdes e para a escalada de condenacdes de
jornais e jornalistas que se seguiu".[49]

Elei¢cdes 7 de 2006 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a Globo fez a cobertura das elei¢cdes 7 gerais de 2006.

A emissora teria atuado para prejudicar a campanha do entdo presidente Luiz Inacio Lula da Silva
a reeleicdo,[53] 7 dando atencdo exagerada a fatos negativos envolvendo o PT.

Luiz Carlos Azenha, o reporter destacado para cobrir a campanha presidencial do 7 candidato
tucano Geraldo Alckmin, confirma que houve a intencao de prejudicar o PT na cobertura.

[54] Segundo ele, "tinha sido determinado 7 desde o Rio que as reportagens de economia
deveriam ser esquecidas porque supostamente poderiam beneficiar a reeleicao de Lula".

[54] Além 7 disso, Azenha afirma que uma reportagem de casa de apostas wins autoria
potencialmente danosa para o entdo candidato a governador de Sao Paulo, 7 José Serra, foi
censurada pela Globo.

[54] As criticas a forma como estava cobrindo as elei¢bes levaram a emissora a fazer, 7
internamente, um frustrado abaixo-assinado em apoio a casa de apostas wins linha
editorial.[51][55]

O evento mais comentado pelos criticos foi quando, na véspera da 7 votacao do primeiro turno, a
TV Globo deu enorme destaque a imagem do dinheiro que havia sido apreendido no contexto 7
do Escéandalo do Dossié.

[51][52] Hoje € sabido que o delegado da PF que havia comandado a operacéo convidou quatro
jornalistas 7 para uma conversa reservada e repassou 0os CDs com as fotos.

A conversa foi inteiramente gravada e nela se pode ouvir 7 os apelos do delegado para que as
imagens fossem parar na edicdo do Jornal Nacional do mesmo dia, 29 de 7 setembro.

[51][52] No caso da TV Globo, ressalta-se que, na mesma noite em que exibiu as fotos, o
telejornal se absteve 7 de informar sobre a tragédia do Voo Gol 1907, em que morreram 154
pessoas.

Assim, a0 mesmo tempo em que a 7 noticia ja repercutia no mundo inteiro, a edi¢cdo ao vivo do
jornal se dedicava somente a dar destaque a divulgacéo 7 do escandalo politico.

[51][52] Por outro lado, segundo publicado pela emissora no Meméria Globo, era "impossivel dar
a noticia durante a 7 exibi¢cao do jornal, ja que ndo havia informac¢des concretas sobre o
acidente".[56]

" Os rumores de que um avido da Gol 7 ndo pousara no horario certo em Brasilia chegaram a
redacdo do Jornal Nacional por volta de 20h10, quando o telejornal 7 ja estava no ar.

A partir desses rumores, iniciou-se uma corrida frenética para verificar o que houve com o aviao,
com 7 exatidao, para que ndo se criasse panico na populagao.

A primeira confirmagé&o era de que, de fato, um avido da Gol 7 estava desaparecido desde as
18h10, mas a Infraero ndo confirmava a rota nem o nimero do voo.

Sem essas informacgdes, era 7 impossivel divulgar uma informagéo sobre o avido desaparecido,
sem provocar grande angustia em todos aqueles que tinham parentes ou amigos 7 voando Gol.
Nao eram poucos: no dia 29 de setembro de 2006, 54 avides da Gol levantaram voo.

Cada um deles podia 7 levar até 144 passageiros; a ocupacao média era de 80% dos assentos.
A Gol calcula que transportou naquele dia 6 200 7 pessoas.

N&o divulgar o niumero do voo ou a rota seria colocar sob suspei¢éo todos os 54 voos, um
procedimento que 7 um telejornal lider de audiéncia, visto por milhdes, ndo pode fazer.
Enquanto esteve no ar, até as 20h45, o Jornal Nacional, 7 e nenhum outro telejornal de outra



emissora, conseguiu esses dados."

Algumas semanas apos o fim das elei¢bes, Rodrigo Vianna, repoérter que 7 estava se desligando
da emissora, divulgou uma carta aberta onde critica varias das posturas da emissora durante o
periodo eleitoral, 7 dando casa de apostas wins visdo de como 0s processos se davam
internamente.

[57] Na carta, Vianna diz, assim como Azenha, que a direcdo 7 da emissora barrou reportagens e
investigagcdes que envolvessem o PSDB e o entdo candidato ao governo de Sao Paulo, José 7
Serra.

[53] Segundo ele, alguns jornalistas questionaram as opg¢des editoriais da Globo, mas nao
receberam respostas convincentes de seus superiores.

[53] Logo 7 apos as elei¢des, Vianna foi afastado da cobertura politica e destacado para atuar
nos jornais locais.

[53] O comentarista politico Franklin 7 Martins, que mais tarde se tornaria Secretario de
Comunicagdo Social de Lula, também foi afastado.

[53] Segundo Vianna, "Do Bom dia 7 Brasil ao Jornal da Globo, temos um desfile de gente que
estd do mesmo lado".[53]

Elei¢cdes de 2010 [ editar | 7 editar codigo-fonte ]

Jingle de aniversério [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 19 de abril de 2010, a emissora tirou do 7 ar, logo apos o primeiro dia de veiculacéo, a
campanha de comemoracéo de aniversario dos 45 anos da rede por 7 ter sido acusada de estar
fazendo campanha subliminar a José Serra, candidato a presidente pelo PSDB.[58]

A emissora afirma que o 7 filme foi criado em novembro de 2009, quando "n&ao existiam nem
candidaturas muito menos slogans, mas a TV Globo nédo 7 pretende dar pretexto para ser
acusada de ser tendenciosa e esta suspendendo a veiculagdo do filme.

"[58] O colunista Luis Nassif, 7 no entanto, contestou a justificativa da emissora,[59] afirmando
gue a campanha teria sido gravada em 14 de abril, trés dias 7 depois que Serra langou casa de
apostas wins pré-candidatura, apontando para isso noticias do préprio portal da Globo.com.[60]
Agressao a José Serra [ editar 7 | editar codigo-fonte ]

Uma reportagem apresentada pela Globo no segundo turno da campanha apontava que José
Serra havia sido agredido 7 com um rolo de fita por militantes petistas durante um ato da
campanha no Rio de Janeiro, passando mal em 7 seguida e dirigindo-se a um hospital onde foi
examinado.

Ele teria cancelado os demais compromissos do dia por ordem médica.

Entretanto, uma 7 reportagem do SBT mostrou que Serra havia sido atingido por uma bolinha de
papel, continuou caminhando até receber um telefonema, 7 e entdo, 20 minutos depois,[61] € que
levou a méo a cabeca para se queixar do "golpe".

Serra teria, entédo, feito 7 uma tomografia, mas nao foi encontrado nenhum ferimento.[61]

No dia 21 de outubro de 2010, a Folha de S.

Paulo publicou uma 7 reportagem na qual revelava que Serra havia sido atingido por um rolo de
fita adesiva depois da bola de papel.

[62] 7 No mesmo dia, o Jornal Nacional levou ao ar uma reportagem completa sobre o assunto.
Em 22 de outubro, ambos Folha 7 e O Estado de S.

Paulo confirmaram que Serra fora atingido em dois momentos: primeiro por uma bola de papel, e
7 depois por um rolo de fita.

O SBT também confirmou em seu telejornal SBT Brasil que as imagens da bolinha de 7 papel
eram anteriores ao ataque com o rolo.

[63] Cinco dias depois, a revista Veja publicou uma reportagem intitulada "Pau na 7 democracia”,
cuja possuia trechos na qual o jornalista Fabio Portela acusava o SBT de omitir o rolo de fita que
7 fora jogado a cabeca de Serra.

[64] O canal, por casa de apostas wins vez, respondeu que "o telejornal SBT Brasil veiculado no
dia 7 do episodio, quarta-feira 20, exibiu apenas as imagens captadas por nossas cameras, que
registraram o incidente com a bolinha de 7 papel.

Até aquele momento ndo tinhamos conhecimento de outro video captado por um jornalista da



Folha de S.

Paulo, por celular, que 7 mostrava o episodio posterior, em que um rolo de fita crepe atinge a
cabeca do candidato Serra.

Quando tomou conhecimento desse 7 novo fato, o SBT tratou de registra-lo no mesmo dia em
seu telejornal da meia-noite.

No SBT Brasil do dia seguinte, 7 quinta-feira, o apresentador Carlos Nascimento voltou ao
assunto, ressaltando que o segundo incidente ndo fora captado pela equipe, mas frisou 7 que o
candidato José Serra fora atingido duas vezes em um intervalo de poucos minutos."[65]" [...

] ndo houve, portanto, nenhuma 7 disputa entre SBT e Globo sobre bolinha de papel.

Em todo o episodio, o mérito, a bem da verdade, foi da 7 Folha de S.Paulo.

Foi o jornal quem noticiou primeiro a agressao a Serra com um rolo de fita adesiva.

Foi o jornal 7 quem p6s na internet um video do momento da agressao.

O Jornal Nacional, num trabalho independente, confirmou os achados da Folha."”

Eleicdo 7 de 2012 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a TV Globo fez a cobertura do 7 julgamento do caso
conhecido como Mensalé&o, que coincidiu com as eleigcdes municipais no Brasil em 2012.

No més de outubro de 7 2012, as vésperas do segundo turno das eleicdes municipais, o Jornal
Nacional dedicou 18 dos seus 32 minutos de duracao 7 para abordar o julgamento, tendo ainda
como agravante o fato da matéria ter ido ao ar imediatamente apdés o fim 7 do horario eleitoral,
gue, em Sao Paulo, foi encerrado com o programa de Fernando Haddad, candidato do PT.
Durante todo o 7 segundo turno o noticiario do mensalao foi apresentado pelo telejornal sempre
logo apos ao fim do horério eleitoral.[66]

Manifestacfes de 2013 7 e impeachment de Dilma [ editar | editar cédigo-fonte ]

Manifestantes penduram efigie do ex-juiz Sergio Moro, como "traidor”, em frente 7 ao prédio da
132 Vara da Justica Federal em S&o Paulo

Durante a série de manifestagBes populares que ocorreram em varias 7 cidades brasileiras em
2013, protestos em frente as sedes da emissora aconteceram por todo o pais.

A sede da empresa em 7 S&o Paulo teve estrume langcado sobre a casa de apostas wins
fachada, além dos muros terem sido pichados.

[67][68] No protesto na sede da 7 emissora no Rio de Janeiro, 0s manifestantes entraram em
confronto com a policia.[69]

Em comentério feito no dia 12 de junho, 7 o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, no Jornal da
Globo, afirmou que a grande maioria dos manifestantes seria composta por 7 jovens de classe
média e que a manifestagcéo seria decorrente de ignoréncia politica e do estimulo dos protestos
na Turquia.

Em 7 tom provocador, Jabor questionou por que néo lutam contra a PEC 37 que, em casa de
apostas wins opinido, seria um motivo mais 7 legitimo.

Por fim, finaliza dizendo que os manifestantes talvez nem sequer saibam o que é a PEC 37 e que
ndo 7 valham sequer os R$0,20 do aumento das passagens.

[70] No dia 17, em casa de apostas wins sec¢éo na radio CBN, se desculpou por 7 suas
declaracoes, afirmando que temia que a energia fosse gasta com uma reivindicagéo boba, mas
gue viu que o problema 7 era muito maior.[71][72]

No processo de impeachment de Dilma Rousseff, a Globo foi acusada pela revista CartaCapital
de parcialidade.[73]

Eleicdes de 2022 7 [ editar | editar codigo-fonte ]

Na eleicdo de 2022, a Globo foi acusada por grupos de direita de ter feito 7 uma cobertura parcial
contra o presidente Jair Bolsonaro.

[74][75] O presidente Jair Bolsonaro ergueu uma faixa contra a emissora com os 7 dizeres "Globo
Lixo" em fevereiro de 2021.[76]

O jornalista Datena acusou a emissora de se voltar contra o governo Bolsonaro por 7 interesses
financeiros: "O genro do Silvio Santos é ministro do Bolsonaro, isso é nepotismo? Acho que é.(...
) e ver quantos 7 caras ai (no Globo) com parente que esses caras dessa Rede Globo que
trabalham para senador, deputado, governo (..).



Essa Globo, 7 ela trabalha inteira para os governos que estao eleitos la.

Durante a ditadura militar, depois com o governo do Lula, ela 7 trabalha direto pro governo.

S6 nédo trabalha agora pro Bolsonaro porque o Bolsonaro chutou o saco da Globo, mas ela
trabalhou 7 pra todos esses governos.

Ela vai pro lado que esta ventando (..

) Agora que nao esta trabalhando pro Bolsonaro desce o 7 cacete no Bolsonaro, mas sempre
trabalhou assim com governo, recebendo verba pra caramba.".[77]

O deputado Eduardo Bolsonaro acusou a emissora de 7 esconder a delacdo de Marcos Valério
para apoiar a candidatura de Luiz Inacio da Silva: "Ao contrario da Globo, a 7 Record mostra que
€ uma TV séria e repercute delagdo de Marcos Valério, onde ele detalha envolvimento de Lula
com 7 o assassinato do prefeito Celso Daniel e seus lagcos com o PCC".

[78] O presidente Jair Bolsonaro acusou o apresentador William 7 Bonner de defender a
inocéncia do presidente Luiz Inacio Lula da Silva: "O William Bonner se postou como um jurista.
'O 7 senhor ndo deve mais nada a Justica'.

PO, o cara [Lula] foi condenado em trés instancias por unanimidade.

Vocé vé varios delatores 7 devolvendo R$ 6 bilhdes (...

) O Bonner, no meu entender, tem muita chance de ir para o Supremo Tribunal Federal.

Porque 7 vocé néo precisa sequer ser advogado.

Tem que ter conhecimento juridico.

E o Bonner demonstrou conhecimento juridico, né".[79]

Jornalistas da Rede Globo foram 7 hostilizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro
durante a cobertura do Dia da Padroeira em Aparecida (S&o Paulo).

[80] Outra equipe 7 da Globo que cobria um ato de campanha de Bolsonaro foi hostilizada no Rio
de Janeiro.

[81] A quatro dias do 7 segundo turno, um editorial do Jornal da Globo acusou a campanha do
presidente Jair Bolsonaro de "apostar na confuséo".[82]

Um video 7 que mostra jornalistas da TV Globo comemorando o resultado da elei¢céo presidencial
vencida por Luiz Inacio Lula da Silva viralizou 7 nas redes sociais.

A emissora emitiu um comunicado em que "lamentou” a atitude de um pequeno grupo que se
esqueceu dos 7 principios editoriais da empresa.[83]

Censura imposta a TV Globo [ editar | editar cdédigo-fonte ]

Em novembro de 2018, a divisdo de 7 homicidios da Policia Civil do Brasil e o Ministério Publico
do Rio de Janeiro entraram com processo judicial pedindo que 7 a TV Globo fosse proibida de
divulgar qualquer informacé&o do inquérito policial que apura o assassinato da vereadora Marielle
Franco 7 e do motorista Anderson Gomes.

Gustavo Gomes Kalil, que é o juiz da quarta vara criminal do Rio de Janeiro aceitou 7 o pedido,
argumentando que a TV Globo vazava contetdo dos autos de forma "prejudicial”, expondo dados
das investigacdes e das 7 testemunhas.

[84] Porém, os dados até entdo divulgados pela TV Globo foram reportados sem exp6r
informagdes pessoais, com alguns sendo apresentados 7 de forma an6nima.

A TV Globo disse que a decisao judicial foi excessiva e que fere gravemente a liberdade de
imprensa.[85]

A 7 Associagéao Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota:

A Abraji considera que a decisdo do juiz viola o direito dos 7 brasileiros a livre circulagao de
informacdes de interesse publico.

A imposicao de censura é uma afronta a Constitui¢ao.

A liberdade de imprensa, 7 fundamental para a democracia, deveria ser resguardada por todas as
instancias do Poder Judiciario, mas é frequentemente ignorada por juizes 7 que, meses ou anos
depois, sdo desautorizados por tribunais superiores.

Nesse meio tempo, o direito dos cidadaos de serem informados fica 7 suspenso, 0 que gera
prejuizos irreparaveis para a sociedade.

O caso em questado é um exemplo dessa pratica absurda, que precisa 7 acabar.

Cabe ao Poder Judiciario preservar direitos constitucionais, ndo ataca-los." [ 86 ]



Jornalista Glenn Greenwald, um dos editores do site The 7 Intercept.

Em entrevista para a Agéncia Publica, ap0s as primeiras revelacées do The Intercept sobre as
acOes do ex-juiz Sergio Moro 7 na Lava Jato, Glenn Greenwald falou que a TV Globo e a "grande
midia"”, com excecao do jornal Folha de 7 S.

Paulo e jornalistas independentes, trabalharam com a Lava Jato "publicando o que a forca-tarefa
gueria que eles publicassem."[87]

"Quando vocé denuncia 7 agles de corruptos ou trata de problemas sobre o governo, ele sempre
tenta distrair falando somente sobre quem revelou essa 7 corrupg¢ao, quem divulgou esses crimes
para criminalizar pessoas, jornalistas ou fontes que revelaram o material.

Essa estratégia, ndo dos jornalistas, € 7 o que a Globo esta usando.

Porque a Globo e a forga-tarefa da Lava Jato sao parceiras.

E os documentos mostram isso, 7 né? Nao € s6 eu que estou falando isso por causa da Globo.
Os documentos mostram como Moro e Deltan estéo 7 trabalhando juntos com a Globo e nos
vamos reportar, entao eu sei disso ja e a reportagem esta mostrando.

Mas o 7 resto da grande midia esta tratando a histéria com a gravidade que merece.

E impossivel para todo mundo que esta lendo 7 esse material defender o que Moro
fez.Impossivel! [...

] posso falar que exatamente como disse hoje, a Globo foi para a 7 for¢a-tarefa da Lava Jato
aliada, amiga, parceira, socia.

Assim como a forga-tarefa da Lava Jato foi o mesmo para a Globo.

"7 Glenn Greenwald [ 87 ]

A emissora rebateu as criticas de Greenwald em nota, ao dizer que Gleen de fato havia 7 entrado
em contato com eles para propor uma nova parceria jornalistica, por conta do trabalho que havia
sido feito sobre 7 as revelacdes da vigilancia global de Edward Snowden.

A Globo afirmou que, apesar de ter oferecido o material, o jornalista ndo 7 quis disponibilizar
informacdes sobre o contetido das revelacdes e sobre a origem dos dados.

Por conta disto, a emissora teria recusado 7 a oferta.

Na sexta, dia 7 de junho, Greenwald mandou um email afirmando que n&do recebeu nenhuma
resposta da Globo e 7 que devia supor que a emissora nao estava interessada em reportar este
material.

N&o houve contatos posteriores entre as partes.[88]"[...

] causam 7 indignacéo e revolta os ataques que ele desfere contra a Globo na entrevista
publicada na Agéncia Publica.

Se a avaliacéo dele 7 em relag&o ao jornalismo da Globo e a cobertura da Lava-Jato nos ultimos
cinco anos € esta exposta na entrevista, 7 por que insistiu tanto para repetir "uma parceria
vitoriosa" e ser tema de um dos programas de maior prestigio da 7 emissora? A Globo cobriu a
Lava-Jato com correcéo e objetividade, relatando seus desdobramentos em outras instancias,
abrindo sempre espaco para 7 a defesa dos acusados.

O comportamento de Greenwald nos episodios aqui narrados permite ao publico julgar o carater
dele." Rede Globo 7 [ 88 ]

Ricardo Kotscho, escrevendo para o Observatério da Imprensa, criticou a cobertura jornalistica do
SBT, TV Globo e RecordTV 7 dada aos fatos em relacdo aos hackers e ao The Intercept:

[ 89 ] "E isso que esta acontecendo no Brasil 7 bolsonariano, com essa histéria rocambolesca dos
hackers fajutos de Araraquara, para esconder o que ja foi apurado e denunciado pelo 7 The
Intercept e outros veiculos sobre o modus operandi do ex-juiz Sergio Moro e seus procuradores
amestrados.

Mas essa blindagem so6 7 é possivel porque as trés grandes redes de TV do pais formaram uma
rede de protecdo que esconde o mais 7 importante — o conteudo toxico dos didlogos de Moro com
os procuradores da Lava Jato — para noticiar a exaustdao 7 o modus operandi dos hackers
tabajaras.

Globo, Record e SBT deixaram o jornalismo de lado para formar uma rede nacional com 7
noticiario Unico, pautado somente por seus interesses comerciais e politicos, assim como fizeram
durante a ultima campanha presidencial.



) Ja a 7 Globo, como de costume, é mais sofisticada, mais sinuosa, da um ar de seriedade
olimpica aos Bonners do JN e 7 ndo perde a chance de publicar editoriais sobre a casa de
apostas wins 'isencdo e imparcialidade', como se todo mundo fosse idiota."

Relacdes com 7 o prefeito Marcello Crivella [ editar | editar codigo-fonte ]

Em abril de 2019, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo 7 Crivella se recusou a responder uma
jornalista e a empurrou.

Ele foi questionado sobre o fim das interdigcBes que ocorria no 7 Rio de Janeiro ap6s um temporal.
Marcelo Crivella acusou a reporter que trabalha na TV Globo de "fazer campanha contra o 7 Rio
de Janeiro".[85]

Ap6és insisténcia da reporter atras da informacao, Crivella virou-se de costas para a reporter e a
empurrou para 7 afastar o microfone: "N&o, ndo quero falar com vocés".

Crivella acusou a TV Globo de fazer "chantagem" e "campanha politica" por 7 mostrar os
problemas da cidade do Rio de Janeiro: "o que a Globo quer é dinheiro em casa de apostas
wins propaganda.

O que 7 ela quer é que a gente faca uma festa no Carnaval e ela possa vender 240 milh6es de
reais com 7 a prefeitura pagando todo o Carnaval."[85]

A Associacéao Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota:

“[Crivella estava em] ato ndo condizente 7 com 0s principios constitucionais da transparéncia na
administracdo publica e da garantia do acesso a informacdes publicas (.

) A Abraji 7 considera a atitude do prefeito diante dos questionamentos de Larissa Schmidt
incompativel com seu cargo.

Agentes publicos tém o dever de 7 fornecer informacgdes sobre suas atividades e de respeitar o
trabalho dos jornalistas de levar tais informacg6es ao publico.

Discriminar meios de 7 comunicacgéo é antidemocratico e fere a liberdade de imprensa.[ 85 ]

No dia 16 de dezembro de 2019, a juiza Alessandra 7 Cristina Tufvesson, da 8.

@ Vara de Fazenda Publica do Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro, concede liminar 7
a TV Globo e a outros veiculos do Grupo Globo que permite o acesso de suas equipes de
jornalismo a 7 eventos e entrevistas coletivas organizados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, ap6s
o prefeito do municipio, Marcelo Crivella, cortar relagdes 7 com os veiculos e ordenar que 0s
mesmos fossem barrados pelas equipes de seguranca, como reacao a denancias de corrupgéo 7
envolvendo o prefeito em matéria publicada pelo jornal O Globo em 2 de dezembro.[90]

Em 1995 a TV Globo colocou ao 7 ar a minissérie Decadéncia de Dias Gomes inspirada nas
palavras do empresério e televangelista Edir Macedo.

Na opinido de Edir essa 7 minissérie foi um ataque direto aos valores dos protestantes.

[92] Em 2009 o programa protestante Fala Que Eu Te Escuto, da 7 Igreja Universal do Reino de
Deus, exibido na RecordTV, mostrou imagens de templos em varias capitais do Brasil, lotados
para 7 uma vigilia nomeada de "Protesto Contra a TV Globo".

Transmissdes ao vivo mostraram testemunhos de pessoas que diziam nunca mais sintonizar 7 a
Globo.[93]

Durante a campanha das elei¢cbes municipais do Rio de Janeiro de 2016, Marcelo Crivella
classificou a TV Globo como 7 "inimiga jurada" de casa de apostas wins campanha e disse que
"Roberto (Marinho), 14 do céu, deve estar triste".

[94] e se negou a 7 participar de sabatinas no RJTV, alegando que a emissora fora responsavel
por uma "cobertura manipuladora e tendenciosa".

[95] O candidato entrou 7 ainda com uma representacao contra a emissora no Tribunal Regional
Eleitoral.

No entanto, seus pedidos por direito de resposta foram rejeitados 7 pelo tribunal.

[96] Apds as elei¢des, o Fala Que Eu Te Escuto alegou que Crivella "foi alvo de uma intensa



campanha 7 negativa da midia, principalmente no segundo turno".

O programa listou a TV Globo e o jornal O Globo como alguns dos 7 veiculos de midias mais
"agressivos".[97]

Outras igrejas evangélicas [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 2014, um quadro do programa humoristico Zorra 7 Total, intitulado "Igreja Admilsista do
Sétimo Digito", mostrou um falso pastor que fez uma sessao de descarrego onde induzia os 7
fiéis a pagarem dizimos mais altos.

O mestre em Teologia Michelson Borges considera o que a Globo fez como blasfémia e 7
desrespeito contra os adventistas.

"Usaram dezenas de vezes as palavras 'aleluia’ e ‘gléria’, em meio ao puro deboche,
pronunciadas por personagens 7 ridiculos", disse o académico.

Em defesa, a emissora afirmou que o personagem é ficcional e nega ter preconceito com a igreja
7 evangélica.

"Zorra Total € um programa humoristico, que ndo tem outro objetivo sendo o de entreter e divertir,
sem compromisso com 7 a realidade, como registramos ao final de cada epis6dio.[98]

Em 2015, o programa Ta no Ar: a TV na TV mostrou 7 a "Galinha Convertidinha", versao
satirizada do personagem infantil Galinha Pintadinha, o que suscitou criticas entre evangélicos.
[99] Também foi feita a 7 versdo "Galinha Mugulmana Pintadinha".[100]

Transmissdo de eventos esportivos [ editar | editar codigo-fonte |

Acho que a CBF néao tem uma interferéncia 7 dentro do futebol tdo grande.

A CBF cuida apenas da Selecao Brasileira.

Quem realmente cuida do futebol brasileiro é a Globo.

A gente 7 sabe que a Globo trabalha na dependéncia da novela.

A gente brinca aqui no Coritiba que 0s jogos de quarta-feira sé 7 rolam depois do ultimo beijo da
novela.

- Alex, jogador do Coritiba[101]

A TV Globo é frequentemente acusada de deter o monopdlio 7 das transmissfes esportivas,
principalmente do Campeonato Brasileiro de Futebol.

A Rede Record acusou a emissora de manter a divisao da transmissao 7 do campeonato
brasileiro apenas com a Rede Bandeirantes por ela ndo concorrer em termos de audiéncia.

[102] A parceria com a 7 Bandeirantes chegou ao fim em 2016 quando a Band anunciou casa de
apostas wins saida em funcdo da crise econémica de 2014.

Em um 7 comunicado, a emissora divulgou que "Durante as Ultimas dez temporadas, Band e
Globo caminharam lado a lado na exibicdo do 7 Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A,
com mutuos beneficios e em perfeita sintonia.

Contudo, em que pese o0 enorme esfor¢co 7 de ambas as empresas para viabilizarem a
continuidade da exposi¢cao conjunta dessa competicdo, 0 agravamento da crise econémica
impediu a 7 Band de prosseguir com esse licenciamento, a partir da temporada 2016."[103]

Em 20 de outubro de 2010, depois de 10 anos 7 de tentativas, o Conselho Administrativo de
Defesa Econdmica (CADE) emitiu orientacdo ao Clube dos 13 (grupo que retne 20 grandes 7
times do futebol brasileiro, mas é chamado Clube dos 13) para que os direitos de transmissao do
Campeonato Brasileiro fossem 7 dados a partir de um leildo.

[104] Apesar disso, o Clube dos 13 desrespeitou a orientagdo do CADE e firmou contrato 7 com a
TV Globo para todas as midias.[105][105]

Segundo matéria do Esporte Fantastico da Rede Record, exibida em 17 de agosto 7 de 2013, a
Globo seria a principal responsavel pelo baixo publico presente nas partidas do Campeonato
Brasileiro de Futebol daquele 7 ano.

[102] Segundo a reportagem, a pratica da emissora carioca de for¢ar a exibicdo das partidas apés
o final da novela 7 das nove, com inicio por volta das 22 horas, inibe a presenca do publico nos
estadios.

[102] A Record conseguiu adquirir 7 os direitos de transmissdo de eventos esportivos como
Olimpiadas de Inverno de 2010, Jogos Pan-americanos de 2011, Olimpiadas de 2012, 7
Olimpiadas de Inverno de 2014, Jogos Pan-americanos de 2015 e Olimpiadas de 2016 (essa



tltima em parceria com a Globo 7 e a Band).

Apesar disso, a Globo manteve o direito de transmisséo da Copa do Mundo FIFA de 2018 e de 7
2022, num processo de concorréncia criticado pela Record por casa de apostas wins "falta de
transparéncia”.[106]

Em dezembro de 2015, o Grupo Globo assinou 7 parceria com o Comité Olimpico Brasileiro, que
assegura a exclusividade de transmissdo em TV aberta para o Brasil dos Jogos 7 Olimpicos entre
as edicOes de 2020 e 2032.

O acordo abrange também os Jogos Olimpicos de Inverno de Pyeongchang, em 2018, 7 e em
Pequim, em 2022, além de todos eventos do COI até 2032 ainda sem sedes definidas.[107]
Jornalistas holandeses do jornal 7 diario, Trouw, demonstraram que a TV Globo foi mencionada
no Panama Papers "véarias vezes" em uma investigacao de lavagem de 7 dinheiro do banco De
Nederlandsche, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas "transacgdes financeiras
irregulares" usando paraisos fiscais, 7 supostamente com a finalidade de pagar os direitos de
transmissao da Copa Libertadores.[108]

Eu quero pedir desculpas ao Siddo por essa 7 ironia de mau gosto com esse troféu ridiculo, o
Sidao é um trabalhador honesto e merece respeito de todos, me 7 desculpe mesmo! -
Casagrande, comentarista esportivo da Rede Globo

Em 12 de maio de 2019, o goleiro Sidao foi exposto de 7 maneira vexatéria ao vivo durante a
transmissao de uma partida do Campeonato Brasileiro, ap6s a derrota do time que defendia, 7
nesse caso 0 Vasco contra a equipe do Santos, por 3 a 0.

O atleta, na ocasido, havia cometido falhas grotescas 7 durante a partida, principalmente nos
lances que resultaram nos dois primeiros gols da equipe paulista.

Sidao foi escolhido como Craque do 7 Jogo, uma votacéo popular feita para determinar o melhor
jogador da partida pelos internautas no portal GloboEsporte.

com, que naquele dia 7 implantou mudancas no método de votagao.

De acordo com o portal UOL, a escolha de jogadores para a votacéo era filtrada 7 pela emissora,
0 que nédo ocorreu na partida ocorrida no dia 12 de maio.

A pedido do departamento comercial, as op¢des 7 de jogadores foram expandidas na tentativa de
vender um projeto parecido com o da Budweiser na Copa do Mundo da 7 RUssia.

Apesar de possiveis problemas, a equipe da emissora decidiu seguir o protocolo e entregou o
troféu ao jogador, de maneira 7 constrangedora, quanto para o goleiro, quanto para a repoérter
Julia Guimaraes no gramado.

Durante a partida, uma campanha virtual foi realizada 7 por torcedores via redes sociais, que
escolheram propositalmente o jogador para ganhar o titulo.[109][110]

Apos o final da partida, inimeras criticas 7 surgiram por parte de jogadores, comentaristas
(principalmente de Walter Casagrande em seu Instagram, que chamou o troféu de "ridiculo")[111]
e 7 outros profissionais do esporte, que viram a atitude da Globo como "desrespeitosa” a honra
do jogador.

[112][113] O Grupo Globo emitiu 7 um pedido de desculpas em um de seus portais e comunicou
gue o método de votacao do prémio sera alterado, 7 mas que mantera a votacao popular.[114]
Acusac0Oes de fraudes [ editar | editar codigo-fonte ]

Entre 2010 e 2012, o conglomerado foi 7 notificado 776 vezes por sonegacao fiscal.

[115] Em uma destas lavagens de dinheiro nos Estados Unidos foi depositado 1,6 bilhdo através
7 do Banestado.

[116] A maior parte das autuacdes envolve a apreenséo de equipamentos, sem o recolhimento de
impostos, no Aeroporto do 7 Galeado, no Rio de Janeiro.

[115] Ainda segundo a Receita, a empresa praticou fraude contabil ao negociar um perdao de 158
7 milhdes de reais em dividas com o banco JP Morgan em 2005.

[2] A emissora, multada em 730 milhdes de reais, 7 contesta a cobranca, mas foi derrotada em
uma das instancias do Ministério da Fazenda, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, 7
em setembro de 2013.[2]

Além disso, o conglomerado teria sonegado o Imposto de Renda ao usar um paraiso fiscal para
comprar 7 os direitos de transmissao da Copa do Mundo FIFA de 2002.



Apés o término das investigagfes, em outubro de 2006, a 7 Receita Federal quis cobrar multa de
615 milhdes de reais da emissora.

No entanto, semanas depois 0 processo desapareceu da sede 7 da Receita no Rio de Janeiro.
Em janeiro de 2013, a funcionéaria da Receita, Cristina Maris Meinick Ribeiro, foi condenada pela
7 Justica a quatro anos de prisdo como responsavel pelo sumico.

No processo, ela afirmou ter agido por livre e espontanea vontade.[2]

Um 7 documento datado de 15 de setembro de 2006, liberado pelo site WikiLeaks em 2013, cita
gue a TV Globo repassou 7 a UNESCO apenas 10% do valor arrecadado desde 1986 com a
campanha (a época 94,8 milhdes de reais).

[117][118] Numa nota 7 ao portal R7, a emissora respondeu: "A Globo desconhece o0s
documentos citados.(...

) [No] acordo, ndo existe qualquer clausula prevendo pagamento 7 de taxa de administracao.
Todos os custos referentes a gestdo e administracdo do fundo Crianca Esperanca, a cargo da
Unesco, sdo 7 integralmente pagos pela TV Globo com recursos proprios.

"[119] Em 2011, a UNESCO divulgou comunicado em que esclarecia os boatos sobre 7 a suposta
sonegagao.

Segundo o 6rgéo, "por se tratar de uma agéncia das Nac¢des Unidas, doac¢des para a Unesco ndo
sdo 7 dedutiveis no Imposto de Renda, que veta supressao de contribuigdes feitas a organismos
internacionais.[120]

Em 2016, jornalistas holandeses do jornal diério, 7 Trouw, demonstraram que a TV Globo foi
mencionada "varias vezes" em uma investigacdo de lavagem de dinheiro do banco De 7
Nederlandsche, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas "transacgdes financeiras
irregulares" usando paraisos fiscais, supostamente com a finalidade 7 de pagar os direitos de
transmissao da Copa Libertadores.[108]

Beyond Citizen Kane [ editar | editar codigo-fonte ]

Chico Buarque participou de 7 Beyond Citizen Kane, concedendo um depoimento para a equipe
de producgéo.

Em 1993, o Channel Four, uma grande cadeia de TV 7 britanica, exibiu um filme, criado por
Simon Hartog e intitulado Beyond Citizen Kane, que conta a historia da Rede Globo 7 de
Televisdo e suas "a¢des sombrias" no pais até o ano de 1990.

[121][122] O documentério foi proibido no Brasil desde 7 1994, gracas a uma ac¢éao judicial movida
por Roberto Marinho.

Existem poucas cépias em circulagcdo no Brasil, além de versdes piratas 7 circulando pela
internet, como no YouTube.

[122] O filme conta com a participagéo de alguns artistas e politicos, como Luiz Inacio 7 Lula da
Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Olivetto.

O documentario jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a 7 exibicdo que ocorreria no
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi proibida pelo entdo presidente da Republica, Itamar
7 Franco.[122]

No pais, o documentario recebeu o titulo de Muito Além do Cidadao Kane.

O titulo teve origem no personagem Charles Foster 7 Kane, criado em 1941 por Orson Welles
para o filme Citizen Kane, que por casa de apostas wins vez, tratava-se de um drama 7 de
ficcdo baseado na trajetoria de William Randolph Hearst, magnata da comunicacéo nos Estados
Unidos.

Segundo o documentério, a Globo empregaria 7 a mesma manipulacdo de noticias para
influenciar a opinido publica como fazia Kane no filme.

[122] De acordo com matéria veiculada 7 na Folha Online em 28 de agosto de 2009, a produtora
gue montou a filmagem é independente e a televisdo 7 publica britAnica ndo teve qualquer
relagcdo com seu desenvolvimento.

J& a Record sustenta que a BBC, outra emissora publica do Reino 7 Unido, estaria relacionada
com casa de apostas wins produ¢ao.[123]

O documentario € dividido em 4 partes:

na primeira parte € mostrada a relagéo entre a 7 TV Globo e o periodo militar, em que se veem



fatos sociais que ocorreram no pais em decorréncia do governo;

na 7 segunda parte apresenta-se o acordo firmado entre a Globo e o grupo Time-Life; [ 123 ]

na terceira parte evidencia-se o 7 poder do proprietario da emissora, Roberto Marinho.

Mostra-se também o suposto apoio da mesma a saida dos militares do poder, na 7 figura do
candidato a presidéncia da Republica Tancredo Neves; [ 124 ]

na quarta parte, tida como a mais importante e 7 reveladora do filme, mostram-se as claras "os
envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelo o Grupo Globo em suas
obscuras 7 parcerias para com o poder em Brasilia".

Contudo, o documentario ndo apresenta fontes primérias, apenas entrevistas.[ 122 ]

A Globo tentou comprar 7 os direitos de exibi¢cao do filme.

[123] Entretanto, antes de morrer, Hartog formou um acordo com organizagdes brasileiras para
gue os 7 direitos de exibicdo do documentério ndo caissem nas méaos da emissora, a fim de que
este pudesse ser amplamente conhecido 7 tanto por organizacdes politicas quanto culturais.

O canal perdeu o interesse em comprar o filme quando os advogados da emissora descobriram 7
tal acordo, mas até hoje uma deciséo judicial proibe a exibicdo de Beyond Citizen Kane no Brasil.
[122] De acordo com 7 a Folha de S.

Paulo, na década de 1990, a direcdo da Record havia tentado comprar os direitos de exibi¢cdo do
7 documentario, mas "percebeu que haveria uma disputa judicial com a TV Globo a respeito das
muitas imagens retiradas da programacao 7 deles.

Entdo decidiu ndo compra-lo".

[124] No entanto, em agosto de 2009, no auge de uma troca de acusa¢gBes mutuas entre as 7
emissoras, provocadas por acusagoes de lavagem de dinheiro da Igreja Universal do Reino de
Deus, a Record comprou os direitos 7 de transmissdo do documentario por aproximadamente 20
mil dblares, e espera a autoriza¢do da justica para transmiti-lo.[123]

"E assim, usando uma 7 grande rede de televisao, [...

] uma grande vendedora agindo diretamente junto ao publico infantil induzindo a que criancas
pedissem aos 7 pais para comprarem, [...

] associados ao insuspeito 'titio" Artur Falk, foi dado um dos maiores golpes — conto do vigario 7 —
na populacéo tola, que acredita na Rede Globo, que compra os produtos que ela anuncia, que
doa para as 7 "instituicdes de caridade", abencoadas pela Globo.

Pobre populacao ludibriada que se comove com os trambiques glamourizados da televisao".
Observatério da Imprensa.

[ 125 7 ] -Antonio Paiva Rodrigues,

No inicio da década de 1990, com a finalidade de concorrer com a Tele Sena, pertencente a 7
Silvio Santos e seu conglomerado,[126] a Globo langcou em parceria com a Interunion
Capitalizacdo, pertencente ao banqueiro Artur Falk, um 7 titulo de capitalizag&o intitulado Papa-
Tudo, que tinha César Filho e Fausto Silva como apresentadores e Xuxa Meneghel como garota-
propaganda.

[127] A 7 venda era semelhante a da concorrente supracitada: o titulo era adquirido em casas
lotéricas e unidades da Empresa Brasileira de 7 Correios e Telégrafos, e, caso o comprador ndo
fosse contemplado, poderia resgatar metade do valor pago ap4s um ano ou 7 comprar um novo
titulo pela metade do preco.

[125] Antes mesmo do langamento, o jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, 7 disse
gue "aquilo cheirava a um grande golpe e que né&o tinha uma chance em um milh&o de dar certo 7
um empreendimento entre Artur Falk e Roberto Marinho."[125]

Consoante o Observatorio da Imprensa, "prometiam que, além da recompra garantida, os futuros
7 compradores ainda concorreriam a grandes prémios milionérios e parte da arrecadacgéo ainda
seria destinada a instituicbes de caridade.

E numa colossal 7 e obscena ‘piramide’, infestaram o Brasil inteiro com promessas milagrosas de
enriquecimento facil, sempre tendo a frente a exclusividade da 7 Globo, a insuspeita Xuxa e a
benemeréncia de instituicbes de caridade.

Embalado pelos heréis da Globo e pelos '‘embaixadores' da Unicef, 7 o pais inteiro comprou,
muitas e muitas vezes, os bilhetinhos do 'titio" Artur Falk, veiculados pela TV Globo e apresentado



7 pela irrepreensivel Xuxa.

"[125] Entretanto, chegou uma época em que a ECT e as lotéricas pararam de resgatar 0s
bilhetes, pois 7 ndo recebiam os prémios do Papa-Tudo.

O titulo anunciou que indenizaria os compradores, mas tal ato ndo ocorreu.

Todo o escandalo culminou 7 na priséo de Artur Falk sob a acusacéo de estelionato.

Por outro lado, ninguém da emissora foi responsabilizado.[125][127]

Compra da TV Paulista 7 [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 1955, Oswaldo Ortiz Monteiro decidiu vender a TV Paulista, a qual era proprietéario, as 7
Organizacdes Victor Costa, devido as dificuldades enfrentadas pela emissora.

55% do capital da concessao, formada por 15.

099 acdes, foi entregue ao 7 conglomerado.

Victor Costa morreu enquanto aguardava a transferéncia da TV Paulista para seu nome ser
aprovada pelo entdo DENTEL.

O filho de 7 Costa ficou no comando, embora as a¢des de controle ainda ficassem em nome dos
ex-acionistas.

Nove anos depois, ele vendeu o 7 canal a Roberto Marinho, mesmo sem os documentos de
transferéncia, mas as ac¢oes originais de controle continuaram em nome da 7 familia Ortiz
Monteiro por mais 13 anos.

Em 1977, o DENTEL aprovou a transferéncia das a¢des dos Ortiz Monteiro para Roberto 7
Marinho, com base nos recibos e procuragdes apresentados pela Globo.

Entdo, a emissora foi transformada em TV Globo S&o Paulo.[128]

Apéds a 7 morte de Monteiro, em 1990, casa de apostas wins familia comecou a investigar uma
possivel fraude na compra da TV Paulista pela TV 7 Globo.

Uma pericia realizada no ano de 2003 pelo instituto paulista Del Picchia revelou que as
assinaturas foram falsificadas e incluiram 7 desde nomes de pessoas falecidas antes da
transferéncia até o uso de maquinas de escrever que ainda nao existiam na 7 época do ato.
[129] Os advogados da emissora carioca, por outro lado, apresentaram parecer técnico do perito
Antonio Nunes da Silva 7 atestando que os recibos e procura¢des em poder da familia Marinho
eram auténticos.

[130] Em 2010, foi confirmado pelo Superior Tribunal 7 de Justica que os documentos eram
verdadeiros.

[131] Em contrapartida, quatro anos depois, o senador Roberto Requido, do PMDB do Parang, 7
protocolou no Senado um requerimento ao Ministério das Comunicac¢des com informacgdes sobre
0S supostos atos administrativos irregulares que aprovaram a 7 transferéncia da concessao do
canal 5 a Marinho.[132]

Codificacdo do sinal da TV Diario nas parabodlicas [ editar | editar codigo-fonte 7 ]

No dia 25 de fevereiro de 2009, a TV Diario, emissora pertencente ao Sistema Verdes Mares,
também proprietario da TV 7 Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza, deixou de ser
transmitida pelo satélite de antenas parabdlicas, pela qual alcancava toda 7 a América do Sul e
parte do Caribe, e pelas afiliadas que possuia pelo territorio brasileiro, deixando os
telespectadores surpresos.

Os 7 que tentaram assistir a programacao da Diario pelas afiliadas passaram a acompanhar
outras redes a partir daquele dia.

[133] Consoante informacdes 7 anteriores e posteriores a saida da rede, a saida da programagéao
da TV Diério do satélite deveu-se a pressdes do 7 Grupo Globo ao Sistema Verdes Mares, que
era responséavel pela TV Verdes Mares, "por conta do excessivo crescimento da audiéncia 7 da
TV Diario em muitos locais do pais, inclusive no eixo Rio-Sao Paulo, o0 que ameacava 0s nichos
de mercado 7 da TV Globo".[134]

Ao sair do satélite, a emissora passou a restringir casa de apostas wins cobertura apenas ao
estado do Ceard, além dos 7 estados vizinhos e algumas cidades do interior do estado de Sao
Paulo pela TV aberta e sistemas de televisdo por 7 assinatura, entre elas a Vocé TV, através da
DTHI, a partir de agosto de 2009.

[135] Com a saida da Diario 7 do satélite, a Rede Uni&o tornou-se a Unica rede instalada no



Ceara a exibir por satélite em todo o Brasil 7 e todas as Américas (do Sul, Central, Norte e ilhas
do Caribe) partes da Europa e Africa.

[136] A TV Globo 7 respondeu que "a TV Globo, como cabeca da Rede Globo, formada por 121
emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF 7 e UHF de forma que estes fiquem circunscritos
a seus territorios de cobertura.

Desta forma, em busca de uma harmonia entre 7 todos e pelo respeito reciproco aos interesses,
a atuacado da TV Diério estara restrita a seu territorio de cobertura, ndo 7 sendo mais captada em
territérios de outras afiliadas.

Seu sinal permanecera no satélite, cobrindo o estado do Ceard, porém, codificado”.

[137] A 7 atitude da Globo foi amplamente criticada; moradores da regido Nordeste promoveram
um boicote ao canal de TV no dia 13 7 de marco de 2009, mas 0 movimento nao repercutiu.
[138] Um acontecimento semelhante ocorreu com a Amazon Sat, de propriedade da 7 Rede
Amazobnica, que entre 0os anos de 1998 e 2004 podia ser assistida pelas parabdlicas.

Entretanto, a partir dai o sinal 7 foi codificado e somente pode ser captado por parabdlicas com
receptor digital através da aquisicédo de cartdo com o cédigo 7 para decodificacéo.

[134] A partir de 2014, a emissora voltou a ser transmitida nacionalmente, através do satélite
SES-6, utilizado pela Oi 7 TV.[139]

Edicbes na Wikipédia [ editar | editar cdédigo-fonte ]

Em 8 de agosto de 2014, uma matéria do portal de O 7 Globo[140] afirmou que um dispositivo
conectado a internet através da rede sem fio do Palacio do Planalto alterou, em maio 7 de 2013,
informacdes das paginas de Miriam Leitdo e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia, com o
objetivo de difama-los.

As informacdes 7 inseridas no artigo de Miriam qualificavam suas andlises e previsées
econdmicas como "desastrosas”, além de acusa-la de ter defendido "apaixonadamente” 7 o
banqgueiro Daniel Dantas quando este foi preso pela Policia Federal.

[141] Esta dltima acusacdo ocorreu em razdo de comentario de 7 Miriam na radio CBN em que
ela defendia a inocéncia de Dantas.[142]

O Palé&cio do Planalto, em nota, explicou que o 7 endereco de IP usado na alteragéo era utilizado
tanto pela casa de apostas wins rede interna quanto pela rede sem fio do Palacio.

Isso 7 possibilitaria a qualquer visitante do Planalto realizar tal alteracao.

[143] No entanto, o Planalto identificou o autor das alteragcbes como sendo 7 um servidor da
Secretaria de Relagdes Institucionais e o funcionério foi exonerado.[144]

O Grupo Globo foi criticado por divulgar alteracdes das 7 biografias de seus contratados na
Wikipédia, ferramenta de carater colaborativo e aberta a edigdo de todos e que, segundo seu 7
préprio criador, Jimmy Wales, ndo deve ser usada como fonte primaria de informacao.

[141] Também foram criticadas por s6 terem noticiado 7 as alteragdes em plena campanha
eleitoral de 2014.[141]

GravagOes em Tiradentes [ editar | editar codigo-fonte ]

A prefeitura da cidade de 7 Tiradentes, controlada pelo PSDB em 1997, concedeu uma
autorizagao para que a emissora usasse a cidade para gravacgoes, violando normas 7 de
patriménio histérico como por exemplo usar iluminacao forte e flashes de cameras em gravacdes
dentro da igreja-matriz da cidade.

Segundo 7 a emissora, a intencdo é de elevar as rendas de turismo na cidade.[145]

O programa Fantéstico exibiu uma matéria no dia 7 29 de junho de 2014, intitulada "Mulheres sédo
vistas como propriedade dos homens no Libano", falando sobre a violéncia contra 7 a mulher nos
paises arabes, em especial, no Libano, e mostrando como as mulheres viram posse dos homens
ap0s o 7 casamento e sao vitimas de estupro, violéncia doméstica e assassinato.

[146] A Federacio das Entidades Americano-Arabes disse em nota: "E imperativo 7 enfrentar
este problema, que adquire contornos dramaticos em todo o mundo.

Mas é nosso dever alertar para o fato de que, 7 dependendo de como a informacao é veiculada,
ela distorce completamente os fatos, e contribui sobremaneira para criar preconceito, estereétipos
e 7 representacdes sociais negativas de um pais inteiro, por exemplo".[147]

O entdo jornalista Georges Bourdokan gravou um documentério sobre a Libia de 7 Muammar



Gaddafi, que terminou por nao ser transmitido pela emissora nos anos 1970 por razdes até hoje
nao explicadas e 7 que deram até o século XXI repercussfes na midia estrangeira.[148]

Informag¢des do documento:

Autor: symphonyinn.com

Assunto: casa de apostas wins

Palavras-chave: casa de apostas wins | Apostas em futebol: Mantenha-se informado com
noticias e analises precisas:hitcoza casino

Data de langcamento de: 2024-09-14

Referéncias Bibliogréficas:
1. brazino777 logo
2. cruzeiro e criciima palpites
3. super gol apostas online
4. esportiva bet c6digo promocional



/brazino777-logo-2024-09-14-id-15032.pdf
/cruzeiro-e-crici�ma-palpites-2024-09-14-id-22908.pdf
/app/super-gol-apost-as-online-2024-09-14-id-47113.pdf
https://www.dimen.com.br/aid-portal/esportiva--bet--c�digo-promocional-2024-09-14-id-25230.htm

	casa de apostas wins | Apostas em futebol: Mantenha-se informado com notícias e análises precisas:bitcoza casino
	1. casa de apostas wins | Apostas em futebol: Mantenha-se informado com notícias e análises precisas:bitcoza casino
	Antagonização de López Obrador coloca casa de apostas wins risco as relações do México com outros países da América Latina
	Expulsão de embaixadores mexicanos
	Rhetórico de esquerda e problemas 🗝 com política externa
	Proteção a ex-oficial do governo de 🗝 Correa
	Negação casa de apostas wins confrontar cartéis mexicanos
	Reações pessoais e insinuações
	Aliados na América Latina
	Priorizando as relações com os EUA

	2. casa de apostas wins : casa de apostas winx
	3. casa de apostas wins : casa de apostas winx é confiável


