Jogadores competindo em brazino 7777 um torneio de League of Legends

Esporte eletrônico (português brasileiro) ou desporto eletrónico (português europeu), também conhecido 🤶 como ciberesporte ou pelo anglicismo esports, e-sports ou eSports,[1] são alguns dos termos usados para as competições em brazino 7777 que 🤶 se utilizam jogos eletrônicos.[2] Os esportes eletrônicos geralmente assumem a forma de competições de jogos multijogador organizadas, particularmente entre jogadores 🤶 profissionais, individualmente ou em brazino 7777 equipes. Embora as competições organizadas façam parte da cultura dos jogos eletrônicos há muito tempo, 🤶 elas aconteciam principalmente entre amadores até o final dos anos 2000, quando a participação de jogadores profissionais e a audiência 🤶 desses eventos por meio de transmissões ao vivo tiveram um grande aumento na popularidade.[3][4] Na década de 2010, os esportes 🤶 eletrônicos eram um fator significativo na indústria de jogos eletrônicos, com muitos desenvolvedores de jogos projetando e fornecendo financiamento para 🤶 torneios e outros eventos.

Os gêneros de jogos mais comuns associados ao esporte eletrônico são os de estratégia em brazino 7777 tempo 🤶 real (RTS), tiro em brazino 7777 primeira pessoa (FPS), luta, esportes simulados, cartas e arenas de batalha (MOBA). Franquias populares de 🤶 esporte eletrônico incluem Counter-Strike, Dota, Free Fire, League of Legends, Rainbow Six Siege, StarCraft, Street Fighter, Valorant, entre outros. Torneios 🤶 como o The International de Dota 2, o Campeonato Mundial de League of Legends, o específico para jogos de luta 🤶 Evolution Championship Series (EVO) e os Campeonatos Majors de Counter-Strike: Global Offensive fornecem tanto transmissões ao vivo das competições, como 🤶 prêmios em brazino 7777 dinheiro para os concorrentes. Embora a legitimidade dos esportes eletrônicos como uma verdadeira competição esportiva permaneça em 🤶 brazino 7777 questão, eles foram apresentados ao lado de esportes tradicionais em brazino 7777 alguns eventos multinacionais na Ásia, com o Comitê 🤶 Olímpico Internacional também tendo discutido brazino 7777 inclusão em brazino 7777 futuros eventos olímpicos.

Historicamente, os esportes eletrônicos eram dirigidos a uma pequena 🤶 audiência de nicho, com pouca representação nos meios de comunicação de massa, como a televisão. Devido a isso, a crescente 🤶 disponibilidade de plataformas de streaming de



on-line, especialmente a Twitch, tornaram-se centrais para competições de e-sports atuais.[5] O primeiro 🤶 jogo a ser considerado um esporte eletrônico foi o Netrek, pela revista Wired em brazino 7777 1993.[6]

O mercado global de esporte 🤶 eletrônico gerou um lucro de 325 milhões de dólares em brazino 7777 2024 e, em brazino 7777 2024, já teve receita de 🤶 906 milhões de dólares[7]; o público mundial de esportes eletrônicos em brazino 7777 2024 foi de 226 milhões de pessoas.[8]