No Brasil, são conhecidos como RPGs digitais, onde jogadores podem criar qualquer personagem com as regras de seu próprio servidor 🧾 do jogo, e também, usando o mod e da coleção de regras do desenvolvedor para criar personagens novas, mas sempre 🧾 com apenas poucas regras definidas.

A maioria dos RPGs digitais está disponível gratuitamente em dispositivos como smartphones e iPad, tais como 🧾 os atuais Nintendo DS e Game Boy Advance, e os outros mais recentes,

tais como o Nintendo DS Lite ou o 🧾 Nintendo 3DS Lite, lançados para o PS4 e DS, além do Game Boy Advance, Wii, Game Boy Advance, PSP e 🧾 aparelhos de comunicação portáteis.

Estes serviços gratuitos normalmente usam o mod e da coleção de regras da comunidade de RPGs online, 🧾 que são mantidas pelos jogadores e por empresas de RPGs.

Em 2008, a RPGs on-line ganhou a licença de publicação da 🧾 Editora Escala, uma entidade que é responsável pela publicação de livros e outros "sites" e que publica jogos, "patches" e 🧾 "games", que são baseados em RPGs que são publicados em