O termo "blazer" ganhou destaque pela primeira vez em 1952, em um artigo que se refere a um casaco vermelho 🍎 usado pelo Clube de Remo da Lady Margaret Boat Club, de Cambridge, referido como um "

Guernsey vermelho ou blazer

". O 🍎 casaco era de um vermelho vibrante, sendo este o motivo do mote "blazer", cuja denominação permanece mesmo após o casaco 🍎 de cor vermelha.

Apesar da origem do termo "blazer" estar relacionado ao vermelho vibrante, os casacos blazer atuais vêm em diversos 🍎 estilos e cores. Além disso, somente catorze anos após o termo ser cunhado, a Marinha Real Britânica adoptou um casaco 🍎 azul marinho na farda de suas tripulações, popularizando assim o casaco para além dos clubes britânicos das universidades de Oxford 🍎 e Cambridge.

Os casacos blazer masculinos geralmente apresentam um tom clássico e sofisticado, disponíveis em diversos tecidos como o de lã 🍎 ou o cachemir, sendo excelentes opções para um look de negócios casual. Por outro lado, os blazers femininos apresentam um 🍎 número maior de variações, vindo em modelos mais curtos, com ou sem punhos e com detalhes delicados, como decote, além 🍎 de veremos fitados e confortáveis.