No final dos anos 70 e come莽o dos 80, o cen谩rio dos jogos eletr么nicos estava em plena efervesc锚ncia, mas um 馃拫 acontecimento iria abalar as bases da ind煤stria. O mercado norte-americano estava lotado de jogos e, com uma sobressaturada demanda e 馃拫 uma oferta excessiva de t铆tulos de baixa qualidade, ocorreu o que ficou conhecido como o
crash do mercado de jogos eletr么nicos 馃拫 de 1983
.
Esse per铆odo hist贸rico teve duas consequ锚ncias fundamentais. A primeira delas foi que a lideran莽a no mercado de consoles dejou 馃拫 de ser dos Estados Unidos e passou para o Jap茫o, territ贸rio onde a ind煤stria de jogos soube se manter ativa 馃拫 e inovando nos anos que se seguiram 脿 crise.
O primeiro jogo de plataforma a usar gr谩ficos em rolagem foi Jump 馃拫 Bug, um simples jogo de tiro de plataforma desenvolvido pela Alpha Denshi no Jap茫o.