A Espanha, bem como a Península Ibérica em aposta em casa geral, possui elevada diversidade étnica, incluindo os bascos e os catalães. 🔔 Além disso, sofreu influência das diversas culturas que já a dominaram. O processo de romanização no país foi tão intenso 🔔 que mesmo os invasores visigodos acabaram influenciados pela cultura do Império Romano. As invasões árabes no século VIII e a 🔔 posterior cristianização da península também impactaram na formação cultural da região.

Não há registros musicais em aposta em casa abundância dos primeiros séculos 🔔 do segundo milênio na Espanha, mas o material que restou permitiu aos pesquisadores concluírem que a influência árabe foi um 🔔 fato, embora eles divirjam sobre o tamanho desta influência.

A polifonia já era adotada na Espanha desde o século XII, o 🔔 que se comprovou num manuscrito de Santiago de Compostela datado dessa época, fazendo do local um dos primeiros da Europa 🔔 a adotarem a técnica. Registros das cortes de Aragão, Castela e Navarra mostram que o país também contribuiu para o 🔔 desenvolvimento da música polifônica. No século XVI, a Espanha mantinha estreitas relações culturais com aposta em casa vizinha França e com a 🔔 corte papal em aposta em casa Roma.

Liturgia e Renascença: do século VI ao XVI [ editar | editar código-fonte ]

Entre os séculos 🔔 século VI e VIII, a Espanha desenvolveu uma forma singular de liturgia, ora classificada como visigótica, ora como moçárabe. Essa 🔔 liturgia hispânica reunia elementos dos ritos siríaco oriental, milanês e galicano.